O processo de beatificação do arcebispo de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara, morto em agosto de 1999, avançou no Vaticano nessa terça-feira, 15. A informação foi comunicada aos fiéis pelo arcebispo Dom Antônio Fernando Saburido e divulgada, por meio de um vídeo, pelos canais oficiais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nas redes sociais. Esta é uma das etapas protocolares para que o cearense seja reconhecido como beato e, posteriormente, como santo pelo Papa Francisco.
O bispo comemorou o progresso, o qual considerou um “passo significativo” para que a Igreja reconheça oficialmente a santidade na figura de Dom Hélder.
“É um grande passo, pois, de agora em diante, será nomeado um relator, a fim de que o Papa possa o declarar venerável”, afirmou Dom Antônio Fernando Saburido.
Em maio, um acervo atualizado do acerbispo foi enviado ao Vaticano para o processo de canonização do “Dom da Paz”, que teve início em 2019. O material era composto por manuscritos e transcrições de programas radiofônicos apresentados pelo religioso.
Repórter Ceará – O GLOBO