Home Religião Do alto dos monólitos, ela olha pelos sertanejos: 11 de Fevereiro, dia...

Do alto dos monólitos, ela olha pelos sertanejos: 11 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão

O simbolismo da construção do santuário em Quixadá e do Dia de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão se encontra na resistência, perseverança, esperança e fé do povo sertanejo, que luta diariamente por dias melhores

Foto: Divulgação/Com. Mariana Boa Semente

O povo sertanejo celebra, nesta terça-feira, 11, o Dia de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, o título dado a Nossa Senhora que nasceu junto com o Santuário construído em Quixadá, no Sertão Central cearense, que completa 30 anos em 2025.

A construção, capitaneada pelo então bispo de Quixadá, Dom Adélio Tomasin (in memoriam), foi iniciada após o sacerdote receber a eucaristia em uma celebração do Dia de Nossa Senhora do Carmo, em 1988. De acordo com relato do próprio bispo, em sua mente veio a pergunta: “Por que tu não pensaste em construir uma casa para minha Mãe?”.

O Santuário Imaculada Rainha do Sertão está localizado no alto do Monte Urucum, à vista de quem trafega pelo trajeto que liga Quixeramobim e Banabuiú a Quixadá.

O simbolismo da construção do santuário e do Dia de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão se encontra na resistência, perseverança, esperança e fé do povo sertanejo, que luta diariamente por dias melhores.

“Hoje, o coração do povo sertanejo se volta para Maria, a Mãe que do alto do Santuário nos cobre com seu manto de amor e nos ensina a confiar na providência divina. Sob seu olhar materno, entregamos nossas famílias, nossas lutas e a esperança de um inverno abençoado, para que a chuva renove a terra e a vida”, escreveu a Diocese de Quixadá em nota.

Para celebrar o dia, desde 1º de fevereiro uma programação foi iniciada. O encerramento dos festejos acontece nesta terça-feira, às 17h, na celebração eucarística com consagração, presidida pelo bispo diocesano Dom Aurélio Pinto Sousa.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here