Home Segurança Hídrica Exército suspende distribuição de água para cinco cidades cearenses

Exército suspende distribuição de água para cinco cidades cearenses

Cinco cidades cearenses estão sem abastecimento de água por conta da suspensão da Operação Carro-Pipa, feita pelo Exército em parceria com pipeiros particulares. São elas: Aiuaba, Arneiroz, Beberibe, Irauçuba e Quiterianópolis. O intuito da ação é fornecer água em regiões afetadas pela estiagem em cidades do Ceará, do Nordeste e do Norte de Minas Gerais.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Pipeiros, Eduardo Aragão, dois dos municípios que tiveram a operação suspensa estão em situação de colapso. No total, cerca de 25 mil pessoas são prejudicadas.

“Situação gravíssima. O problema ocorre constantemente durante o ano, mas no início do mês parou total. Inclusive os gestores estão atrás da volta do abastecimento e ainda não conseguiram. Muito triste. Pior que esse fim de ano é a época mais seca”, afirmou.

Eduardo ainda destaca que o salário dos pipeiros está atrasado, referente ao mês de outubro, e não possui previsão de recebimento.

O Exército Brasileiro informou que a Operação Carro-Pipa, do Governo Federal, está parcialmente suspensa desde 16 de novembro. Em todo o Nordeste, 44 cidades estão com o abastecimento “temporariamente suspenso” e nove “aguardando recurso”, conforme dados do portal da operação, no site do Exército Brasileiro. Em outras 40 cidades o programa está “em execução”.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here