O Governo do Ceará inaugurou oficialmente, em Quixadá, a Casa da Mulher Cearense Professora Rosa da Fonseca. A unidade vai atender os 18 municípios da região e terá sede em Quixadá. A solenidade de inauguração contará com a presença da governadora Izolda Cela.
A terceira unidade da Casa da Mulher Cearense, que homenageia a professora quixadaense Rosa da Fonseca, ofertará atendimento especializado e humanizado para mulheres de 18 municípios: Banabuiú, Choró, Quixadá, Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Solonópole, Canindé, Caridade, Paramoti, Itatira, Madalena e Boa Viagem.
Com mais de R$ 5 milhões em investimento, a unidade se soma às outras duas Casas já em funcionamento; uma em Juazeiro do Norte, no Cariri, e outra em Sobral, na Região Norte.
Com inspiração na Casa da Mulher Brasileira, e sob a coordenação da SPS, o equipamento concentra serviços especializados e integrados para atender diversos tipos de situações e auxiliar as mulheres no rompimento do ciclo da violência.
A CMC reúne Administrativo, Delegacia de Defesa da Mulher, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Atendimento Psicossocial e Brinquedoteca, além de Autonomia Econômica — setor que trabalha a independência financeira das mulheres em situação de violência.
Outro diferencial é que, além de concentrar os órgãos da rede de atendimento às mulheres, o espaço dispõe de equipe composta integralmente por mulheres; todas capacitadas dentro do programa de formação voltado ao atendimento humanizado às mulheres em situação de violência da Casa da Mulher Brasileira.
Para a governadora Izolda Cela, o compromisso do Governo do Ceará de interiorizar as políticas de proteção às mulheres está concretizado com as unidades da Casa da Mulher Cearense em funcionamento no interior.
Repórter Ceará