A prefeita de Madalena, no Sertão Central, Sônia Costa, utilizou as redes sociais para pedir o apoio da população do município para que participem do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Quem ainda não recebeu a visita do agente do IBGE na sua casa pode ligar gratuitamente para o número 137 e informar seu domicílio”, destacou a gestora.
O principal motivo que preocupa Sônia é em razão da baixa no número de habitantes apontada pelo levantamento do IBGE. Com isso, o Município será afetado com a redução nos repasses financeiros, o que prejudicará a oferta de serviços públicos. De acordo com a prefeita, a redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pode chegar a R$ 400 mil/mês.
Sônia se reuniu com o superintendente do Instituto no Ceará, Francisco Lopes, na última quarta-feira, 4, para tratar sobre o assunto.
“Enquanto gestão, tomaremos as providências necessárias com a possibilidade de comprovar que houve falha na contagem da população do nosso município”, disse a prefeita.
Os dados divulgados pelo IBGE que mostram a redução no número de habitantes, diferente das estimativas feitas pelo Instituto, são parciais, já que o censo ainda está ocorrendo.
Repórter Ceará
