O final de semana de programação da 19ª Edição do Conselheiro Vivo está super animada. Tudo gratuito e aberto a todos os públicos. O evento, que acontece em Quixeramobim, a 214 quilômetros de Fortaleza, teve início na última quinta-feira, 2, e segue até o dia 13 de março, data de aniversário de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim. Desde 2019, o Conselheiro Vivo foi incluído no Calendário Oficial de eventos do Estado do Ceará. O tema do Conselheiro Vivo deste ano é “Democracia e civilização: vida digna ao povo do Sertão”.
Neste sábado, 4, às 16 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, haverá o primeiro dia da Mostra Cinema LAB Ceará, que exibe gratuitamente filmes que foram aprovados no Edital de Apoio do Audiovisual Cearense da Lei Aldir Blanc. O evento conta com a participação especial do roteirista, diretor e pesquisador Kiko Alves.
Às 17 horas, o público será convidado para curtir o projeto Sarau “Pôr do Sol na Ponte”, na Ponte Metálica, ponto turístico de Quixeramobim, inaugurada em 5 de fevereiro de 1899. Nesta edição, foram convidados o poeta e escritor Gescélio Coutinho; o cordelista Natan Feijão e o músico Paulinho Sax. Programação imperdível com um pôr de sol maravilhoso da Barragem de Quixeramobim.
Às 19h30, a programação continua com a Roda de Conversa “Ana Montenegro: uma queixeramobinense nas lutas pela liberdade” com Fernanda Flôres, doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense; e o professor e pesquisador Carlos César Sabino. A mediação será de Pedro Victor Pimentel, diretor cultural da ONG IPHANAQ, na Casa de Antônio Conselheiro. Natural de Quixeramobim (CE), a jornalista e escritora Ana Montenegro (1915-2006) foi militante do Partido Comunista Brasileiro. Em 1964, com a ascensão do regime militar, foi a primeira mulher a ser exilada. Foi co-fundadora do periódico Momento Feminino, editado por dez anos divulgando as lutas e conquistas das mulheres.
Show de Junú
Às 21 horas, haverá o show do brincante, compositor, cantor e instrumentista natural da Região do Cariri Junú que vai levar ao palco, na Casa de Antônio Conselheiro, o show “Natureza”. Junú desenvolve um trabalho de música, dança e performance, assimilando diversas influências e linguagens que transitam livremente entre o tradicional e o contemporâneo. Nos seus shows, ele mistura influências da música de terreiro, reisado, banda de pífano, coco, cantoria, benditos, música virtual, eletrônica, digital, rave, drumbase, rock’n’roll… A abertura do show será de David Rabelo.
Confira a programação completa deste sábado:
Repórter Ceará