O primeiro simpósio ‘Envelhecimento Ativo e Saudável’ irá reunir profissionais da área da saúde e gestores de Fortaleza e Região Metropolitana. Será uma oportunidade para uma profunda discussão sobre a prevenção, a saúde humanizada e o bem-estar da pessoa idosa. A programação inclui palestras, troca de experiências e a elaboração de propostas.
Entre os temas estão: a violência institucional e a garantia de direitos para a pessoa idosa; O atendimento humanizado da Assistência Social para a pessoa idosa; O Atendimento humanizado na saúde; Da prevenção ao paliativismo.
A temática tornou-se ainda mais urgente com o rápido envelhecimento populacional no Brasil e especificamente na capital cearense.
De acordo com o IBGE, em 2050, um em cada quatro brasileiros será idoso. A pirâmide etária da população já mudou. As pessoas têm envelhecido a cada ano e essa grande parcela, com 60 anos ou mais, necessita de novas políticas públicas no campo da saúde, da cidadania, da proteção social, do lazer e do bem-estar. De forma abrangente, uma maior valorização da pessoa idosa sem esquecer da garantia de direitos.
Segundo a Organização das Nações Unidas, ONU, a pessoa idosa deve participar ativamente no futuro e contribuir para o desenvolvimento sustentável, e, se necessário, ter acesso à justiça por qualquer violação de direitos humanos que venha a sofrer. Viver uma vida digna, sem preconceito e independente.
Além disso, o Estatuto do Idoso deve ser respeitado. A lei estipula que nenhuma pessoa idosa será objeto de qualquer tipo de negligência, de discriminação, de violência, de crueldade ou de opressão. Descreve, ainda, que todo atentado ao direito dos idosos será punido na forma da lei e que é dever de todos prevenir a ameaça ou violação a esses direitos.
SERVIÇO:
I Simpósio Envelhecimento Ativo e Saudável
DATA: 15 de junho de 2023
HORA: 8h às 18h
LOCAL: Hotel Gran Mareiro – rua Oswaldo Araújo, 100 – Praia do Futuro – Fortaleza – CE
REALIZAÇÃO: SDHDS da Prefeitura de Fortaleza, Grupo Coaph Saúde
Repórter Ceará