15 casais trocaram alianças, nesse domingo, 11, no tradicional casamento coletivo da Festa de Santo Antônio de Barbalha. A iniciativa, que mescla aspectos sociais, culturais e religiosos, faz parte do calendário oficial da Festa do Padroeiro da cidade desde 2017.
As noivas desfilaram em carros de época num cortejo pelas ruas da cidade até chegarem à igreja Matriz de Santo Antônio. Elas foram acompanhadas por cerca de 12 grupos culturais, entre reisados, lapinhas e bandas cabaçais.
Antes da cerimônia, as noivas passaram por uma manhã de beleza com realização de penteados e maquiagem. Em seguida, elas seguiram para o Complexo Mais Infância, em Barbalha, para o início do cortejo.
Foram cerca de 2 km de trajeto até chegarem à Igreja Matriz do Padroeiro de Barbalha. Antes, ao chegaram ao Largo do Rosário, elas foram acompanhadas ao som das bandas cabaçais e da banda de música Batutas do Rosário.
Erenilde, uma das noivas selecionadas aguardou cerca de 25 anos até trocar as alianças com, seu agora marido, Fábio. “O sentimento é de gratidão. Sempre sonhei com esse momento. Mas sempre deixávamos para outro momento. Já temos mais de 25 anos juntos e duas filhas. E graças a Santo Antônio esse dia chegou”, disse.
Já para a noiva Gislane o dia de hoje foi mágico. “Não sei descrever o que foi hoje. Passamos o dia realizando maquiagem, depois participamos do cortejo até a matriz. É o sonho de toda noiva. Que Santo Antônio abençoe e que todas as noivas possam realizar seus sonhos e serem felizes”, comentou.
Após a cerimônia, na Igreja Matriz, os casais foram recepcionados na Escola de Saberes de Barbalha onde cada casal cortou um bolo doado pela Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva, por meio do curso técnico de Nutrição e Dietética. Neste ano, o bolo seguiu a tradição de usar somente ingredientes regionais. Entre os ingredientes estão a tapioca, uvas roxas, colhidos no Sítio Betânia, e cachaça.
Repórter Ceará