A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão de planos de saúde por um período de três meses, devido ao mau desempenho no atendimento dos seus usuários. Essa suspensão tem como objetivo garantir a qualidade do serviço prestado pelas operadoras. Embora os beneficiários atuais não sejam afetados, as operadoras ficam proibidas de captar novos clientes até que a avaliação melhore. A informação é do Economic News Brasil.
A medida foi baseada em mais de 46 mil reclamações registradas pelos clientes no primeiro trimestre de 2023, por meio do Monitoramento da Garantia de Atendimento. Esses 31 planos suspensos atendem um total de 407 mil usuários.
A lista dos planos com a comercialização suspensa já está disponível no site da ANS e foi divulgada nesta segunda-feira, 19. Além disso, é possível consultar os planos de saúde que já estavam suspensos anteriormente e ainda não foram liberados.
A restrição à venda desses planos entrará em vigor na próxima sexta-feira, dia 23 de junho. Para que a suspensão seja revista, as operadoras precisarão demonstrar melhora em seu desempenho na próxima avaliação trimestral. É importante ressaltar que, após o monitoramento do primeiro trimestre, 15 planos que estavam com a comercialização suspensa foram liberados para realizar novos contratos.
Essa medida da ANS busca assegurar que os beneficiários dos planos de saúde recebam um atendimento adequado e de qualidade, bem como incentivar as operadoras a aprimorarem seus serviços. É fundamental que os consumidores verifiquem a lista divulgada pela ANS antes de contratar um plano de saúde, a fim de evitar problemas futuros e garantir uma assistência médica de confiança.
Repórter Ceará