Começa nesta quarta-feira, 21, programação promovida pela Casa de Saberes Cego Aderaldo em que comemora o aniversário de 145 anos do poeta Cego Aderaldo. Previsto para ocorrer até o dia 24 de junho, com a temática “Vida, Poesia e Encantamento”, o evento gratuito visa celebrar o legado das artes e saberes tradicionais. Ao longo de quatro dias, debates, mesa-redonda, formações, oficinas, sarau e apresentações serão realizadas, valorizando as expressões culturais tradicionais através da história e memória do poeta.
Em especial, na abertura em 21 de junho, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, acontece o lançamento da exposição “O Sertão Múltiplo De Cego Aderaldo”, com curadoria de Alênio Alencar e Lorena Patrício. Já no encerramento, acontece o 29° Festival Cego Aderaldo de Repentista e Violeiros do Sertão Central.
Segundo a coordenadora executiva da Casa de Saberes Cego Aderaldo, Michelle Maciel, “celebrar o aniversário de 145 anos do poeta Cego Aderaldo é manter viva a chama da cultura popular, a poesia de cordel, a cultura de viola, a exibição de cinema nas comunidades mais longínquas do sertão, o poeta nos faz enxergar a vida com muita arte. Sua memória está sendo comemorada a partir da Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento de cultura do governo do Estado, gerido pelo o Instituto Dragão do Mar que leva o seu nome, os seus saberes e encanta os sertões com seu legado. A programação faz o encontro dos múltiplos saberes do poeta, que envolve música, poesia, cinema e a presença de Mestres e Mestras da Cultura do Estado do Ceará. No dia 24 de junho, encerramento da programação, além de ser comemorado o aniversário de Cego Aderaldo, iremos festejar o dia de São João, e teremos o 29o Festival de Violeiros e Repentistas do Sertão Central, os quais fazem a salvaguarda da poesia cantada. Viva São João e Viva o Poeta Encantado Cego Aderaldo!! Convido todes, todas e todos, a prestigiar esse espaço de artes e saberes tradicionais.”
O diretor de Articulação Institucional do IDM, Lenildo Gomes, declarou “A homenagem ao artista que dá nome a essa importante casa de artes localizada no Sertão Central cearense, mais que justa, é também o reconhecimento à força e criatividade da sua produção artística, cuja potência vai além dos poemas pelos quais ficou mais conhecido. Cego Aderaldo foi além, influenciou também a música e outras linguagens, levando o Ceará para outras paragens. Viva Cego Aderaldo, viva Casa de Saberes!”
O evento é uma ação da Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Conta com parceria da Associação Cego Aderaldo – Arte e Cultura, da Prefeitura de Municipal de Quixadá, do Sesc e da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, também da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o IDM.
Serviço
145 anos do Poeta e Mito Cego Aderaldo
21 a 24 de junho de 2023
A programação deste ano busca aproximar os pesquisadores, artistas e interessados na temática.
Dia 21 de junho (quarta-feira)
14h30min – Vivência de Construção de Máscaras de Caretas com Mestre Chico Emília, do Reisado Boi Coração, Tesouro Vivo da Cultura do Ceará
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
19h30min – Abertura da Exposição “O Sertão Múltiplo de Cego Aderaldo”
20h – Apresentação da Quadrilha “Coração do Sertão”
20h30 – Apresentação da Quadrilha “Explosão Junina”
21h – Forró Pé de Serra
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
Repórter Ceará