O estudante cearense Matheus Alencar, de 17 anos, conquistou medalha de ouro na Olímpiada Internacional de Matemática, realizada em Tóquio, no Japão. A informação é do O POVO.
Natural de Fortaleza e aluno do colégio Farias Brito, Matheus é o primeiro cearense a conquistar a medalha. Segundo ele, o desejo de ir à Olimpíada vem desde o começo do ensino fundamental.
“As olimpíadas científicas abordam temas que não são o padrão das escolas, às vezes abordam até temas universitários, então precisamos gostar muito do que estamos fazendo e estudar muito além do normal do currículo de matemática da escola”, destaca
Matheus vem participando das olimpíadas desde 2019. Nesse ano, conquistou sua primeira medalha de ouro na Olimpíada Cearense de Matemática. Após isso, disputou a Olimpíada Rioplatense de Matemática, quando ficou com bronze.
Ainda em 2019, conseguiu medalha de bronze na fase nacional da olímpiada. Já em 2021, assou para a Olimpíada Cone Sul, conquistando prata, chegando a conseguir o ouro na brasileira.
Em 2022, ele conquistou a medalha de ouro nos quatro certames: a Cone Sul, a Rioplatense (na Argentina), a Brasileira e a Cearense. Hoje, conquistou o ouro da Olimpíada Internacional de Matemática em Tóquio.
Detalhe – Da esquerda para a direita, Matheus é o terceiro estudante.
Repórter Ceará