A Polícia Federal realizou uma operação no Ceará e cumpriu, na manhã desta terça-feira, 22, cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra um grupo criminoso que gerenciava o tráfico de drogas e armas e especulava a morte de policiais penais no Estado.
A ação ocorre em Sobral, na Região Norte do Ceará, e em Fortaleza. No primeiro, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão, enquanto em Fortaleza, são três. Além disso, há o mandado de prisão preventiva. Todas as ordens foram deferidas Vara de Delitos e Organizações Criminosas em Sobral e Fortaleza.
A operação, que recebeu o nome de Syntonos, aponta que duas mulheres integram e gerenciam o núcleo financeiro e o tráfico de drogas da organização criminosa. Uma delas responde ação penal pela prática de tráfico de drogas flagrado em fevereiro deste ano.
As condutas das investigadas podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo e constituição de organização criminosa armada, cujas penas podem superar 30 anos de prisão.
Repórter Ceará
