Esse texto é dedicado aos amigos que me abriram a “Caixa de Música” do cancioneiro popular:
Getúlio Câmara e Zé Artur Costa (in memorian)
Edivane Barros
Um dos pioneiros do rock brasileiro nos deixou em 25 de agosto último. No Registro Civil consta o nome de José Gonzaga Ferreira, nascido em 10/02/1924, no município mineiro de Paraisópolis. Mas o nome artístico de quem nos brindou com sucessos em vários ritmos era Carlos Gonzaga. Cantando Rock and Roll, Baladas, Foxtrot, Twist, Pop e Country, animava festinhas dos jovens nos anos 50 e 60. Em Quixeramobim, nas tertúlias realizadas no saudoso “Quixeramobim Clube”, ele nos fazia dançar. Na praça, o serviço de Alto-Falante “A Voz de Cristal” ecoava o “Ypieaeee ypiaooohhh” dos “Vaqueiros do Arizona” que se tornaram “Cavaleiros do Céu”.
Na cidade natal viveu a infância e adolescência. As condições de poucos recursos financeiros da família exigiram que ele trabalhasse desde cedo. Escolheu ser carregador de malas dos passageiros que desembarcavam do Trem. Sempre cantava entre os amigos e ao se mudar para a capital paulista peregrinou pelos Programas de Auditório das emissoras, saindo-se vencedor em alguns. Garantiu contratos em gravadoras e espalha sua voz por todos os recantos do País.
“Não te esqueça meu amor que quem mais te amou foi eu… e num sonho para dois viveremos a cantar … Diana.”. E lindas Rosas Vermelhas eram enviadas para alguém triste.
Depois foi para Iraci que ele se explicou: “Desde que eu te vi não mais te esqueci / tive a sensação que ia ser feliz / E o pouco amor que eu pedi a ti / Foi negado a mim. Por isso, eu canto assim”.
A maioria dos seus sucessos eram versões de músicas norte-americanas. A temática de seu repertório passava pelo amor, por tipos de seriados da televisão como o paladino “Bat Masterson” e a Família Cartwrigth – o pai e seus três filhos da Fazenda Ponderosa.
A metrópole São Francisco é outra composição referente aos Estados Unidos.
A longevidade desse ídolo parecia garantir as alegres comemorações do seu centenário em fevereiro de 2024. Mas com certeza sua lembrança e os sons de sua música preencherão um vazio triste por sua partida.
Esteja em Paz José Gonzaga Ferreira e receba nossa gratidão por momentos tão alegres que o Carlos Gonzaga nos ofereceu.