Home Geral Ana Márcia Diógenes lança livro de poesia “Rosa dos Ventos” na Academia...

Ana Márcia Diógenes lança livro de poesia “Rosa dos Ventos” na Academia Quixadaense de Letras

Um sonho que se realiza. Levar de volta para a cidade onde nasceu, a poesia que as vivências de criança trouxeram. Foram sete anos morando em Quixadá, o que fez com que o lugar habitasse as suas memórias até hoje. O lançamento de Rosa dos ventos, de Ana Márcia Diógenes, já está agendado. Será no próximo dia 30 de setembro, às 19 horas, na sede da Academia Quixadaense de Letras – AQL, em solenidade presidida por Julieta Almeida, Presidente da Academia.

“É um livro-pausa, daqueles que afaga a gente, que faz cócegas nos pensamentos, que dá a mão e caminha junto, num convite de ver aquilo que a rotina da gente engole”. O trecho do prefácio, da escritora mineira Mell Renault, traduz a essência da obra Rosa dos ventos.

O livro de poesia Rosa dos ventos (100 páginas), pela Editora Minimalismos, de SP, vem após uma sequência de produções. Em agosto passado, a escritora lançou o e-book Buraco de dentro, na Amazon, que está concorrendo ao Prêmio Kindle de Literatura 2023. No início deste ano, lançou o conto longo “Reze que meus pés não apontam para você” (Amazon), na linha do realismo mágico. Em 2022, publicou outro conto longo, “Pérfuro-Matante”, no gênero domestic noir (Amazon) e “Poesias e contos pequetitos” (artesanal). Em 2017, havia lançado a ficção juvenil “De esfulepante a felicitante, uma questão de gentileza” (Ed. Dummar).

É uma das organizadoras da Coletânea Fortaleza Escrita na Praça (Inesp). Em coletâneas, está também em “Escritas no feminino”, de autoras de língua portuguesa de cinco países; “Tantas palavras” (Ed. Sanhauá); “Microcontos” (Ed. Persona), “Palavras que mudaram o mundo” e no e-book “Contos de Verão” (os dois últimos pela Ed. Metamorfose). Tem textos publicados nas revistas Contos de Samsara, Cassandra, Minha voz cultural e Desvario. Integra os coletivos Escreviventes, Mulherio das Letras Ceará e Lamparinas.

Ana Márcia Diógenes destaca que suas produções começaram ainda na adolescência, mas ficaram guardadas na gaveta. Quando tomou a literatura como seu cotidiano, foi redescobrindo versos e prosas que contavam sua trajetória, fazendo releituras e caminhando nos diferentes gêneros.

Segundo a escritora, a escrita poética requer “um cuidado com o detalhe da palavra, da sonoridade, do ritmo, da essência que se lança para o mundo de cada um absorver, do seu jeito. É como colocar roupas para secar ao sol, mas a chuva pode cair. A palavra cai no solo de cada um, e fertiliza de diferentes formas”.

Ana Márcia foi diretora de Redação do O Povo, coordenadora do escritório do Unicef no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Secretária Adjunta da Cultura do Estado, assessora institucional da Rede Cuca e professora de Jornalismo. Atualmente é consultora, palestrante, colunista na plataforma O Povo Mais, redatora da revista The Bard e integrante do Conselho de Leitores do O Povo.

Serviço
Lançamento do livro Rosa dos ventos, de Ana Márcia Diógenes
Data: 30 de setembro, às 19 horas
Local: Sede da Academia Quixadaense de Letras – AQL
Rua Rodrigues Júnior, 1140 – Centro de Quixadá

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here