Home Geral Camilo Santana, Ednardo, José Roberto Nogueira e Regina Barbosa recebem Troféu Sereia...

Camilo Santana, Ednardo, José Roberto Nogueira e Regina Barbosa recebem Troféu Sereia de Ouro 2023

Concedido pelo Sistema Verdes Mares, integrante do Grupo Edson Queiroz, o Troféu Sereia de Ouro será entregue nesta sexta-feira, 22, a quatro notáveis cearenses, cujos talentos e dedicação se sobressaem e promovem expressivos avanços, seja em atividades públicas ou privadas.

As quatro personalidades que receberão são: a professora e fundadora da Casa da Vovó Dedé, Regina Barbosa; o ministro da Educação, Camilo Santana; o cantor e compositor Ednardo; e o empresário José Roberto Nogueira.

A solenidade acontecerá às 21h.

Breve biografia dos homenageados:

Regina Barbosa

Fundadora da Casa da Vovó Dedé, instituição sem fins lucrativos que atua na Barra do Ceará, Regina Barbosa nasceu em São Luís, no Maranhão, mas chegou em Fortaleza ainda criança.

Casou-se aos 17 anos com Mansueto Barbosa, com quem teve quatro filhos.

Junto ao esposo, fundou a Escola de Vovó Dedé, ofertando acesso a arte, cultura e educação para crianças e jovens entre seis e 29 anos.

Camilo Santana

Nascido no Crato, na Região do Cariri cearense, em 1968, Camilo Sobreira de Santana viu o pai, Eudoro Santana, ser preso por ir contra o regime da ditadura militar de 1964. Essa imagem, além do espírito militante também da mãe, Ermengarda, parmanece até hoje.

Camilo é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará. Após concluir o mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, ocupou, como servidor público concursado, o cargo de superintendente do Ibama no Estado.

Em 2006, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará. Em 2010, venceu a eleição para deputado estadual, e em 2012, se tornou Secretário das Cidades do então governo de Cid Gomes.

Se tornou governador do Ceará em 2014, quando venceu a eleição da época, e se reelegeu para o cargo em 2018.

Suas gestões foram marcadas pelo enfrentamento de desafios, como crise hídrica, tensões políticas nacionais, ataques de facções e motim de policiais. O maior de todos foi a pandemia de Covid-19. Além disso, o trabalho desenvolvido por seu governo na educação lhe rendeu reconhecimento nacional, sendo convidado para assumir o Ministério da Educação, em 2023, cargo que hoje ocupa.

Ednardo

José Ednardo Soares Costa Sousa nasceu em Fortaleza, em 17 de abril de 1945. Na música, se encontrou com o piano e depois seguiu para o violão. Em paralelo, era estudante universitário, cursando a graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ainda chegou a trabalhar na fábrica da Petrobrás, mas seu lugar era nos palcos.

Na década de 60 se juntou ao Pessoal do Ceará, juntamente com outras mentes criativas de Fortaleza, que reunia artistas e intelectuais cearenses que idealizavam outra realidade para o Brasil.

Ednardo possui mais de 400 composições e parcerias inesquecíveis.

José Roberto Nogueira

Empresário cearense fundador e presidente da Brisanet, José Roberto Nogueira é exemplo de estudo, talento e resiliência.

Vindo de Lagoa Nova, zona rural de Pereiro, no Interior do Ceará, José trabalhou na roça junto aos pais e irmãos desde os cinco anos de idade, vindo aprender a ler somente aos 10.

Quando viu um rádio pela primeira vez, isso o despertou uma nova perspectiva de vida. Curioso em saber como funcionava o aparelho, se dedicou em aprofundar os saberes sobre o assunto. A partir dali, tudo mudou, sobretudo com a mudança para São Paulo. Por lá, trabalhou na Embraer.

Abriu uma escola de informática em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, instituição que formou diversos jovens. Em 1997, vendo que era possível transmitir o sinal de internet a longas distâncias, decidiu usar a tecnologia para levar conexão à rede para Pereiro, finalmente estabelecendo a Brisanet. A casa surgiu com a intenção de levar internet a residências de baixa renda, mesmo em áreas rurais.

Além da empresa, José Roberto tem outra, a Nossa Fruta Brasil, fruto do investimento do cearense em um experimento envolvendo multiculturas.

Repórter Ceará com informações do Diário do Nordeste

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here