Teve início, nessa segunda-feira, 25, mais uma edição da Assembleia Itinerante, desta vez, levando os serviços da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) ao município de Baturité.
A programação do dia iniciou com a palestra “Boas Práticas Sustentáveis na Casa Legislativa”, ministrada pela equipe da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, que integra o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Casa. Foram realizadas também, pela manhã, palestras sobre saúde vocal, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e sobre atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista,
Conforme o técnico da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, João Pedro Freire, um dos palestrantes da manhã, o objetivo desse encontro foi apresentar e compartilhar com a administração pública dos municípios que compõem o Maciço de Baturité experiências em gestão ambiental no setor público.
“Nós trouxemos exemplos de práticas implantadas na Alece que se integram aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), práticas responsáveis que orientam as ações do Comitê de Responsabilidade Social, do qual a Célula de Sustentabilidade faz parte”, disse.
Entre os exemplos de ações apresentados durante o evento, João Pedro destacou a gestão de resíduos sólidos, o consumo responsável de água e energia, além de ações de educação ambiental voltadas para os servidores. “São práticas que qualquer órgão público pode aderir, e nosso objetivo aqui foi apresentar a nossa experiência”, acrescentou. Na ocasião, foi distribuída entre os presentes, a Cartilha produzida pelo CRS e Instituto de Estudos e Pesquisa sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Programação do dia
Ainda durante a manhã, o auditório do Palácio Entre Rios, da Prefeitura Municipal, sediou outras atividades da Assembleia Itinerante.
Foram promovidas as palestras “A Saúde Vocal para o Professor”, ministrada pelo Dr. Henrique Martins e que contou com a participação de servidores municipais da Educação, e “Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na Sala de Aula”, com a psicopedagoga Joana D’Arc de Paula, ambos profissionais do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece.
Já o orientador do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Bráulio Teixeira, conversou com mães e pais da região sobre a importância do atendimento multiprofissional do transtorno do espectro autista (TEA)
No período da tarde, a programação conta com a oficina “Cada Vida Importa: Prevenção de Homicídios na Adolescência”, promovida pelo Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. O Escritório Frei Tito de Alencar também promove uma ação, explicando aos presentes como funciona a Rede de Proteção em Direitos Humanos no estado do Ceará.
Festival de arte e cultura
Nesta segunda-feira também teve início o Festival de Arte e Cultura da Assembleia Itinerante. A partir das 18 horas, a Praça Matriz de Baturité recebeu representantes da cultura produzida pela população de toda a região do Maciço de Baturité.
Esta é a 6ª edição do festival, que promove o encontro de artistas dos 13 municípios da região. Nesta primeira noite de festa, estão programadas apresentações que contemplam os municípios de Baturité, Itapiúna, Ocara, Capistrano, Aratuba, Mulungu e Aracoiaba.
Realizada pela Alece, com organização do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, a Assembleia Itinerante conta com as parcerias do Governo do Estado, Prefeitura de Baturité e prefeituras dos municípios do Maciço de Baturité, além de Fecomércio, FIEC, Sesi, Sesc, Senai, Senac, Sebrae e Instituto Future.
Repórter Ceará