Home Justiça Eleitoral Justiça começa ouvir testemunhas sobre pedido de desfiliação de Evandro Leitão do...

Justiça começa ouvir testemunhas sobre pedido de desfiliação de Evandro Leitão do PDT

Na manhã desta quarta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) ouviu testemunhas da ação ajuizada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, para se desfiliar do PDT. A informação é do Ponto Poder.

Ainda sob o comando do senador Cid Gomes (PDT), o diretório estadual do partido concedeu carta de anuência para que Leitão saísse do PDT. A decisão, contudo, foi questionada pela Executiva nacional do partido, sob comando do deputado federal André Figueiredo (PDT), que reassumiu, na última segunda-feira, 2, o PDT Ceará.

Para garantir a saída, Evandro Leitão ingressou com ação de desfiliação partidária na Justiça Eleitoral. No processo, ele alega “grave descriminação pessoal”, que “tornou insustentável a convivência partidária com determinados segmentos do PDT Ceará”.

A ala cidista do PDT tentou barrar o ingresso da Executiva nacional no processo que corre no TRE-CE, mas o pedido foi indeferido pelo relator do caso, o juiz Francisco Érico Carvalho Silveira.

Com isso, duas testemunhas foram chamadas para defender a tese de Evandro Leitão: o líder do Governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PDT), e o líder da bancada do PDT na Casa, Guilherme Landim (PDT).

Do lado de Figueiredo, o argumento é de que a carta de anuência só poderia ser concedida “após a permissão e homologação do Órgão Nacional”. O diretório nacional ajuizou, inclusive, ação na Justiça comum para anular a carta de anuência concedida em agosto a Leitão.

As testemunhas convocadas por este lado são lideranças do PDT à nível nacional: a secretária-geral do PDT do Distrito Federal, Eroídes Aparecida Lessa; e os assessores jurídicos na Câmara dos Deputados Marcos Ribeiro de Ribeiro e Ian Rodrigues Dias.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here