A primeira edição do Vem pra Alece, evento que será realizado neste domingo, 22, a partir das 7h, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), vai ofertar serviços de promoção à saúde e cidadania para a população, como vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia e emissão de documentos. A iniciativa busca aproximar a população da Casa do Povo, reforçando ainda a importância da garantia de direitos e da democracia. Ações nas áreas de lazer, cultura, inclusão, feira de artesanato e espaço gastronômico também fazem parte da programação.
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Casa (DSAS), Luís Édson Correa, adianta que será montada uma tenda para que as 12 células de saúde do núcleo apresentem seus trabalhos e ofereçam orientações e serviços aos visitantes.
“No Setor de Psicologia, por exemplo, serão distribuídos panfletos com orientações sobre os cuidados com a saúde mental. Os enfermeiros e médicos estarão orientando e aferindo a pressão, glicemia, colesterol. Na Nutrição, será verificado o índice de massa corpórea, com orientações, além de esclarecer dúvidas da população”, disse.
Para Luís Édson, o momento é de oferecer ao povo cearense oportunidades, tanto de conhecer o Parlamento como de mostrar os serviços que podem ser usufruídos. “Vamos ofertar ainda algumas vacinas, alertas sobre doenças e patologias e buscar esclarecer o máximo de dúvidas das pessoas”, afirma. Os visitantes vão contar com imunização contra a gripe, hepatite e tétano.
Outros serviços ofertados durante o domingo vão se concentrar na Tenda da Cidadania. O assessor de Comunicação e Marketing da Sala do Empreendedor da Alece, Wilkson Santos, assinala que o espaço vai disponibilizar orientações ligadas à Sala do Empreendedor, como informações sobre o microempreendedor individual (MEI); emissão de boleto do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), além de emissão e orientação sobre notas fiscais. “Estará ainda presente o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece), com orientações e abertura de reclamações.
Wilkson Santos informou ainda que a tenda vai contar com os serviços da Casa do Cidadão, com emissão do documento de Registro Geral (RG) e Certidão de Antecedentes Criminais, por ordem de chegada.
As documentações necessárias para emitir a identidade podem ser conferidas na página da Casa do Cidadão. Os menores de 16 anos obrigatoriamente deverão vir acompanhados de um responsável. Wilkson orienta que o pagamento da taxa de R$ 65,91 (apenas para 2° via do RG) poderá ser feito no momento do atendimento, através de Pix ou transferência. Para o Certificado de Antecedentes Criminais, é necessário RG original ou cópia autenticada. O serviço é gratuito.
Ainda na Tenda Cidadania, a população poderá contar com a Ouvidoria Parlamentar; Procuradoria Especial da Mulher; Escritório Frei Tito; Comitê de Prevenção à Violência e Pefoce “Estaremos abertos para receber a população, tirar dúvidas e ofertar serviços”, frisa. “O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos também vai estar fazendo atendimento de triagem e assessoria jurídica para a população”, acrescenta.
Serviço:
Onde: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e entorno.
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807, Dionísio Torres, Fortaleza/CE (entrada pela rua Barbosa de Freitas, próximo à esquina com a avenida Pontes Vieira).
Quando: domingo (22/10), a partir das 7h.
Repórter Ceará