Em reunião comandada pelo senador Cid Gomes, na manhã desta quarta-feira, 8, o diretório estadual do PDT aprovou cartas de anuência para desfiliação de mais de 50 prefeitos e quase 80% das bancadas do partido pelo Estado. A informação foi divulgada pelo jornalista Carlos Mazza, do O POVO.
Além dos mais de 50 prefeitos, 13 deputados estaduais e cinco federais, incluindo suplentes, tiveram cartas de anuência concedidas. Assim, todos podem deixar o partido sem perda de mandato.
A medida deverá ser questionada na Justiça pelo PDT Nacional. O presidente interino do partido, André Figueiredo, já havia declarado que há resolução nacional que veta a concessão de cartas de anuência.
Na Assembleia Legislativa do Ceará, o líder do Governo Elmano na Casa, Romeu Aldigueri (PDT), se manifestou sobre a reunião: “O resultado de tamanha e sórdida perseguição não poderia ter sido outro. Hoje, na reunião do diretório estadual, 23 membros do partido, 10 deputados estaduais, cinco suplentes, quatro deputados federais, três suplentes e um vereador de Fortaleza requereram e obtiveram, por unanimidade, as suas cartas de anuência para ingressarem na Justiça com a justa causa de perseguição, infelizmente, transformando o PDT do Ceará em um fusca de motor quebrado e batido, em um partido pequeno e menor de uma minoria odienta, que não conversa, que não dialoga e que não respeita a maioria democrática desse diretório”.
Repórter Ceará (Foto: Divulgação/Ascom Cid Gomes)