Home Saúde Dezembro Laranja: dermatologista dá dicas para evitar o câncer de pele

Dezembro Laranja: dermatologista dá dicas para evitar o câncer de pele

O câncer de pele é o tipo mais comum entre os brasileiros e representa 33% de todos os diagnósticos da doença, com cerca de 185 mil novos casos por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Por isso, dezembro, mês marcado pelo início do verão, foi escolhido para a campanha de conscientização: o Dezembro Laranja.

Nesta sexta-feira, 1º, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) informou que, em Araçatuba (SP), a máxima será de 33ºC e, em São José do Rio Preto (SP), 31ºC. Nos dias de altas temperaturas, a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol pode causar danos à pele.

A médica dermatologista Fernanda Cação explicou que recomenda uso de roupas de proteção solar, como chapéus, bonés e camisetas de manga comprida, principalmente em dias de alta radiação UV.

“Nas áreas que não conseguir cobrir com as roupas, usar o protetor solar de amplo espectro, acima de 50, resistentes à água e suor. Se você usar o protetor em cera, ele terá uma resistência maior. Os em creme devem ser reaplicados com frequência”, explica.

Ainda segundo a dermatologista, quanto mais clara a pele, maior a chance de queimaduras. Apesar de ter uma resistência maior aos danos causados pelos raios UV, a proteção ainda se faz necessária para pessoas com a pele negra.

Com o início do Dezembro Laranja, Araçatuba vai promover, no sábado (2), um mutirão gratuito para avaliação dermatológica do câncer de pele, no Centro de Especialização em Saúde Auxilium, localizado na rua Dona Ida, 1.350, das 8h às 11h. Não é necessário agendamento.

Neste dia, médicos dermatologistas credenciados da SBD vão fazer triagem e orientações. Os casos considerados suspeitos serão encaminhados ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) para avaliação e diagnóstico.

Tipos de câncer de pele

O câncer é caracterizado pelo crescimento descontrolado e anormal de células que formam as camadas da pele, o maior órgão do corpo humano. Existem os tipos de câncer de pele:

  • O não melanoma: mais comum no país, que pode ser desenvolvido como carcinoma basocelular (nas células basais, presentes na camada mais profunda da epiderme) ou carcinoma espinocelular (células escamosas, que formam as camadas superiores da pele);
  • O câncer do tipo melanoma (originado no melanócitos, células produtoras da melanina, responsáveis pelo pigmento da pele) que, embora menos comum, é considerado um tumor mais agressivo e que, em estágio mais avançado, pode atingir outros órgãos.

Repórter Ceará – G1

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here