O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fernando Leão, juntamente com o diretor de Infraestrutura Hídrica, Luiz Hernani de Carvalho Junior, assinaram, na última segunda-feira, 8, a ordem de serviço para as obras de recuperação de 18 barragens no Ceará, incluindo a de Quixeramobim, no Sertão Central.
Essa medida visa fortalecer a infraestrutura hídrica em diversos municípios, assegurando um abastecimento estável para as comunidades locais.
A previsão de início das obras é 15 de janeiro, com início pela Barragem de Quixeramobim. A obra no município está prevista para durar 120 dias. Os trabalhos serão realizados, além de Quixeramobim, em Pentecostes, Umirim, Sobral, Forquilha, Varjota, Nova Russas, Irapuan Pinheiro, Iguatu, Caririaçu, Jaguaribe, Morada Nova e Russas.
Fernando destacou que “a recuperação dessas barragens é de extrema importância para garantir a sustentabilidade ambiental, o fenômeno da piscicultura, que gera segurança alimentar, e o fornecimento contínuo de água para as comunidades”. Ele complementou, ainda, que os empreendimentos são um compromisso do Governo Federal, com aval do presidente Lula, por intermédio do deputado José Guimarães (PT/CE).
Repórter Ceará (Foto: Pedro Machado)