Home Cultura Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza primeira edição do projeto “Janeiro na...

Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza primeira edição do projeto “Janeiro na Batida do Meu Coração”

No dia 19 de janeiro, a Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza a primeira edição do projeto “Janeiro na Batida do Meu Coração” que visa valorizar e fomentar os saberes e fazeres tradicionais e populares da cultura cearense.

Nessa primeira edição, trazemos as brincadeiras do ciclo natalino, com o Reisado Boi Estrela – Discípulos do Mestre Piauí (In Memória), a ancestralidade quilombola da Mestra Lourdes – Dança do Coco e Maneiro Pau, e a magia e batuque do ciclo carnavalesco, com o Maracatu Solar, Pingo de Fortaleza. A diversidade de ritmos, cores e tradições, embalam a folia dos nossos corações.

O projeto destaca a valorização das manifestações dos ciclos natalino e carnavalesco, incluindo pastoris, bois, reisados, fandangos, dramistas, e a envolvente magia e batuque do ciclo carnavalesco. Dessa forma, buscamos fomentar atividades, como bailes, matinês, apresentações de conjuntos, bandas e fanfarras, maracatus, escolas de samba, blocos, cordões, afoxés, entre outras expressões que enriquecem a folia com ritmos, cores e tradições diversas.

Neste pulsante encontro entre tradição e batidas que ecoam em nossos corações, a cultura popular cearense se manifesta em uma sinfonia de zabumbas, violões, cacetes, triângulos, batuques e pandeiros. Essa vibrante expressão, entrelaçada entre o sagrado e o festivo, é um testemunho da riqueza, beleza, magia, força e resistência que permeiam a diversidade da nossa cultura tradicional.

Essa é uma ação de promoção e fomento às manifestações culturais e populares, fortalecendo a política de Patrimônio Cultural e Memória Cearense. É um projeto da Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.

SOBRE OS GRUPOS

Reisado Boi Estrela – Discípulos do Mestre Piauí (In Memória) | Quixeramobim

Foto: Neto Morais

Em homenagem ao Mestre Piauí (in memoria), um dos principais responsáveis por manter viva em Quixeramobim a festa de expressão popular. Mestre Piauí ganhou o título de Mestre da Cultura Popular Tradicional do Governo do Estado em 2005 e em 2016 foi reconhecido com o Título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). O Mestre Piauí faleceu em 2019. O Boi Estrela, do Mestre Piauí, atualmente é comandado por um dos seus filhos, o músico Francisco Edvane Ferreira da Silva. Na apresentação temos os personagens tradicionais do boi de reisado, como o Boi, a Burrinha, o Bode, o Jaraguá, a Alma e a Catirina do Boi Estrela.

Mestra Lourdes do Coco, Dança do Coco, Maneiro-pau | Solonópole

Foto: Eden Pinheiro/Gisele Morais

Mestra Lourdes do Coco, desde sua infância, juntamente com seus irmãos, presenciava e acompanhava seus pais nas representações tradicionais, sendo mais características as danças do Maneiro-Pau, Dança do Coco, Caretas, Marruá Velho e os Cânticos dos Benditos do mês de Maria no livrinho antigo da avó. Mestra Lourdes tira à risca a celebração das 31 noites de novenas, seguindo a mesma tradição da mãe nos tempos de Padre Cícero, inclusive com cânticos em Latim no modus sertanejo. Tais manifestações seguem vivas até hoje na lembrança, memória e na vida de Lourdes Coco e de seus filhos e netos. Atualmente é casada e teve 6 filhos, repassando para as crianças a tradição cultural da avó. Nos primeiros passos da criança, dona Lourdes Coco já inicia seus netos nas Danças do Coco e Maneiro-pau, passando a dança de geração em geração na comunidade e apresentando-se em praças e espaços públicos de toda a região como maneira de garantir que esses bens culturais de natureza imaterial sejam difundidos e continuados.

Maracatu Solar | Fortaleza

O Maracatu Solar tem como características principais a diversidade rítmica, a não obrigatoriedade do uso do negrume, fantasias leves e a não competitividade no carnaval no carnaval oficial. Na sua apresentação interpreta loas (canções) em vários ritmos do universo do maracatu cearenses, tais como Batuque Solene, Ijexá, Luanda, Ymalê, 5 toques entre outros. No repertório clássicos como Solencanto (Pingo de Fortaleza), Maculelê (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues) e Noite Azul (Pingo de Fortaleza, Parahyba e Augusto Moita), e também loas do Maracatu Solar criadas para os carnavais (2006 a 2023), principalmente compostas por Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha. O Maracatu Solar é um Programa de Formação Cultural Continuada vinculado a Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar, fundado no final de 2006, tendo como idealizadores Pingo de Fortaleza e vários artistas, tais como Descartes Gadelha e Alan Mendonça.

SERVIÇO

Janeiro na Batida do Meu Coração

19 de janeiro de 2024

18h – Bodega da Casa
19h – Reisado Boi Estrela – Discípulos do Mestre Piauí (In Memória) – Quixeramobim
20h – Mestra Lourdes do Coco – Dança do Coco e Maneiro Pau – Solonópole
21h – Maracatu Solar – Fortaleza
Local: em frente a Casa de Saberes Cego Aderaldo

Repórter Ceará (Foto: Thais Mesquita)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here