Home Sérgio Machado 1 Minuto com Sérgio Machado: fiação subterrânea de Sobral é um exemplo...

1 Minuto com Sérgio Machado: fiação subterrânea de Sobral é um exemplo de gestão para todos os municípios cearenses

Nessa última semana, repercutiu em todo o Estado do Ceará a medida da Prefeitura de Sobral de transformar a fiação aérea do Centro Histórico municipal em fiação subterrânea. A ação não é inovadora, pois já é adotada em muitos lugares, mas é um modelo que pode e deve ser seguido pelas demais gestões cearenses.

A fiação subterrânea, por mais caro que seja o processo para sua realização, é uma medida eficiente, que busca melhorar a estética do ambiente urbano e diminuir problemas causados por descargas elétricas, ventanias e tempestades, que podem romper fios.

Com a chegada de várias empresas de telefonia e internet nos municípios, o aspecto em que a fiação dos postes está disposta beira ao caos, em que uma cama de gato se mostra um exemplo de organização muito melhor.

O ponto principal é o fato de que as gestões cearenses sabem dos benefícios da fiação subterrânea, mas, ou por falta de dinheiro ou disposição, não a fazem. A falta de recursos no orçamento pode ser contornada com uma cooperação estadual ou federal. Já a falta de vontade é uma questão pessoal do gestor/gestora, mais complicada de ser resolvida.

É preciso considerar que a manutenção desse tipo de fiação precisa de mão de obra especializada – ou seja, mais recursos financeiros para formação de profissionais -, mas aumenta a vida útil da fiação, diminui a necessidade de manutenção e ainda evita ataques de vandalismo. No final, a população e o município saem ganhando muito com a medida: mais segurança e qualidade no fornecimento de energia e um aspecto de cidade organizada, com uma gestão que se preocupa com o melhor para o seu povo.

Foto: Reprodução/Instagram

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here