Home Sérgio Machado 1 Minuto com Sérgio Machado: A comunicação como uma ferramenta fundamental para...

1 Minuto com Sérgio Machado: A comunicação como uma ferramenta fundamental para qualquer administração

Com a chegada do período eleitoral, é comum que gestores queiram reduzir a verba licitada para a comunicação, principalmente em cidades do interior. Essa atitude, que é completamente ultrapassada, demonstra uma falta de compreensão sobre a importância da comunicação para o funcionamento eficiente de uma administração.

A comunicação é uma ferramenta fundamental para qualquer organização, pública ou privada. No caso da administração pública, ela é essencial para a prestação de contas, a transparência, a participação e o controle social. Através dela, o órgão pode informar a população sobre suas ações, políticas públicas e serviços prestados. Isso é importante para que os cidadãos possam exercer seus direitos e participar ativamente.

Como seria a prestação de contas de um órgão público sem a comunicação? Por meio dela, o governo municipal, estadual ou federal podem informar, de forma transparente e responsável, sobre como os recursos estão sendo utilizados, além de promover a participação e o controle social sobre suas ações.

No caso da vacinação contra a Covid-19, por exemplo, a comunicação exerceu um papel fundamental para o seu sucesso. Com ela, o governo conseguiu informar e incentivar a adesão à campanha, mesmo em meio a tantas fake news. Portanto, é preciso que a comunicação seja valorizada pela administração pública, como uma ferramenta imprescindível para o seu funcionamento de forma eficiente.

Para fortalecer a comunicação, é importante, primeiro, reconhecer sua necessidade para qualquer administração pública. Depois, investir cada vez mais em informação de qualidade, promover a participação social e utilizar as novas tecnologias. Ao investir em comunicação, os gestores estarão contribuindo para a construção de uma administração pública mais eficiente, transparente e participativa.

Foto: APJOR

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here