Home Recursos Hídricos Sobe para sete o número de açudes sangrando no Ceará em 2024

Sobe para sete o número de açudes sangrando no Ceará em 2024

O volume total acumulado nos açudes monitorados pela COGERH é de 39,7%

Foto: Divulgação/COGERH

Subiu para sete o número de açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) que estão sangrando. Ainda na quarta-feira, 28, sangraram os açudes Santa Maria, Santo Antônio de Aracatiaçu e São Pedro de Timbaúba, todos localizados na Bacia Hidrográfica do Litoral.

Já na manhã dessa quinta-feira, 29, registraram sangria o açude Patos, também na Bacia do Litoral, bem como os açudes Acaraú Mirim e Forquilha, estes dois últimos na Bacia Hidrográfica do Acaraú.

Além deles, o açude Germinal em, Pacoti, segue sangrando.

O volume total acumulado nos açudes monitorados pela COGERH é de 39,7%. 10 açudes estão com volume superior a 90% e 44 seguem com volumes abaixo dos 30% da capacidade total.

Os reservatórios que atingiram a conta máxima até aqui são considerados pequenos, com baixa capacidade de reservação. Isso não tira a importância local dos mananciais. Outro dado que merece relevo é o fato de serem situados nas bacias que já haviam sido mais bem aquinhoadas com chuvas nos últimos anos. Portanto vinham com bons níveis de acumulação.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile