A senadora Augusta Brito (PT) deve se licenciar do cargo em breve para tratar de assuntos particulares. Com isso, a segunda suplente de Camilo Santana, Janaína Farias (PT), assumirá a cadeira, provavelmente no dia 2 de abril. A informação é da coluna do Inácio Aguiar, do Diário do Nordeste.
A licença de Augusta será de 121 dias. O movimento já vinha sendo cogitado nos bastidores desde o ano passado e terá reflexos na disputa eleitoral deste ano.
Janaína é pré-candidata à Prefeitura de Crateús. No cargo de senadora, ganhará projeção e fortalecerá seu nome para a disputa do pleito.
Já Augusta Brito, que é ex-deputada estadual, ganhou projeção ocupando a vice-liderança do PT no Senado, e se tornou próxima do Governo do Ceará, sendo um nome considerado nas estratégias eleitorais do grupo governista.
Entenda
Um senador deve ter dois nomes para sua suplência. Camilo Santana, atualmente ministro da Educação, foi eleito para o cargo em 2022. Augusta e Janaína são suas suplentes.
Na prática, quando o senador se licencia do cargo, o primeiro suplente assume. Caso o primeiro suplente precise se licenciar, o cargo vai para o segundo suplente.
Camilo se licenciou para assumir o MEC e Augusta Brito assumiu. Agora, Augusta se licenciará e Janaína ficará no cargo até que a senadora retorne.