A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga supostas irregularidades e abusos por parte da Enel Distribuidora de Energia, realiza a primeira oitiva de 2024 na próxima segunda-feira, 11, às 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Na ocasião, serão ouvidos Heitor Rodrigo Pereira Freire, diretor de Fundos, Incentivo e de Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); o advogado da OAB/CE, Icaro Ferreira de Mendonça Gaspar; e a senhora Ivamar Pereira de Sousa, sobrevivente de um acidente causado por uma falha da Enel. Também serão votados três requerimentos de autoria do deputado Guilherme Landim (PDT), relator da CPI.
Dia de Mobilização
Na próxima sexta-feira, 15, a Comissão realizará o dia D de mobilização, com o intuito de colher depoimentos de habitantes de municípios do Ceará mais afetados pela Enel. A iniciativa é do presidente da CPI, deputado Fernando Santana (PT) e do deputado Guilherme Landim. Até o momento, os municípios participantes do dia D são: Crato, Sobral, Tauá, Orós, Solonópole e São Gonçalo do Amarante. Outras cidades ainda não foram confirmadas.
Além disso, com o objetivo de saber a opinião de toda a população cearense sobre a atuação da Enel no Estado, a CPI fará também uma enquete, que ficará disponível no site da Alece na próxima semana. Para participar, o cidadão precisará informar seu nome e município onde reside. Após o cadastro, os participantes poderão responder três perguntas sobre os serviços oferecidos pela concessionária no Estado do Ceará.