Nesta terça-feira, 12, o governo federal anunciou a criação de seis novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente, o estado possui 34 unidades integradas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Fruto de uma articulação entre o deputado José Guimarães e o Ministro Camilo Santana, os novos campi serão construídos em municípios carentes de Institutos Federais ou com baixa cobertura de educação profissional, incluindo Fortaleza (dois campi), Cascavel, Mauriti, Campos Sales e Lavras da Mangabeira. O investimento estimado é de R$ 150 milhões, com previsão de criação de 8.400 vagas.
Os novos campi fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que destina R$ 3,9 bilhões para a expansão dos IFs em todo o país. Este programa marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades, dez anos após a última expansão estruturada da Rede Federal, reforçando o compromisso com a oferta de educação pública de qualidade em todo o Brasil.