Home Tempo Chove em mais de 100 municípios cearenses no Dia de São José,...

Chove em mais de 100 municípios cearenses no Dia de São José, informa Funceme

O maior registro foi em Retiro Grande, no município de Icapuí, com 139,4 milímetros

Foto: Vanessa Silva

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou, através de boletim pluviométrico, que choveu em mais de 100 municípios cearenses entre as 7h dessa terça-feira, 19 – Dia de São José -, e as 7h desta quarta-feira, 20.

Em atualização feita por volta das 10h32 desta quarta, o órgão apontou a ocorrência de precipitações em 102 municípios. O maior registro foi em Retiro Grande, no município de Icapuí, com 139,4 milímetros. Em segundo lugar aparece Mata Fresca, em Aracati, com 124,4 mm, sendo as únicas precipitações que ultrapassaram os 100 mm no período.

Confira os demais destaques de chuvas que caíram sobre o Estado entre os dias 19 e 20 de março:

  • Missão Velha (Posto: Gameleiro de S. Sebastião): 98 mm
  • Fortaleza (Posto: Caça e Pesca): 68 mm
  • Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso): 63 mm
  • Icapuí (Posto: Barrinha): 60.4 mm
  • Granja (Posto: Açude Gangorra): 52 mm
  • Bela Cruz (Posto: Prata): 52 mm
  • Jijoca De Jericoacoara (Posto: Sede): 49 mm
  • Jaguaruana (Posto: Giqui): 47 mm

Previsão

A previsão para quarta-feira indica céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com chuva no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte e Ibiapaba. Nas demais macrorregiões as chuvas devem ocorrer de forma isolada.

Para quinta, 21, e sexta-feira, 22, há o indicativo de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com chuva no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Ibiapaba e a parte oeste do Sertão Central e Inhamuns. As demais macrorregiões devem ter chuvas isoladas.

As chuvas previstas estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que hoje encontra-se localizada em torno de 1°S, e principalmente por efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevadas.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here