Assume vaga no Senado Federal nesta terça-feira, 2, a segunda suplente do senador Camilo Santana (PT), Janaína Farias (PT). Ela chega ao cargo, após o pedido para se licenciar da primeira suplente Augusta Brito (PT). A vaga era ocupada por Augusta desde o início do mandato, em virtude de Camilo se licenciar para comandar o Ministério da Educação no Governo Lula.
Augusta se licencia para colocar seu nome à disposição do Partido do Trabalhadores nas eleições municipais deste ano. A licença deve durar 120 dias. A petista é cotada também para assumir a Secretaria de Articulação Política do Governo do Estado. O titular da pasta, Waldemir Catanho, é pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Caucaia, por isso deve se desincompatibilizar do cargo para concorrer à eleição.
“Hoje, inicio uma nobre e importante missão junto ao Brasil e ao meu Ceará ao assumir o cargo de Senadora da República. Manifesto minha admiração à Senadora Augusta Brito por seu comprometimento com uma política do bem e inclusiva. Minha eterna gratidão ao nosso líder e Ministro Camilo Santana, que sempre acreditou no meu trabalho e me proporcionou tantas oportunidades ao longo desta jornada”, destacou Janaína em suas redes sociais.
Quem é Janaína Farias
Janaína Farias é uma das pessoas de confiança do ministro Camilo Santana. Ela ocupou o cargo de secretária especial durante toda a gestão do petista no Palácio da Abolição – de 2015 a abril de 2022 e, agora, atuava como Secretária Nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC.
Ela é natural de Crateús, município onde é pré-candidata a prefeita.