O ex-ministro Ciro Gomes, durante evento de filiação de novos membros ao PDT Fortaleza, afirmou que a senadora Janaína Farias (PT) é “assessora para assuntos de cama” do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). A declaração foi dada no momento em que o pedetista criticava Janaína por ter assumido cadeira no Senado Federal, na última quinta-feira, 4. A informação é do Diário do Nordeste.
“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Vigílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya, que tinha uma longa história de políticas sociais, pioneira da política de creche? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos?”, declarou.
Janaína é a segunda suplente de Camilo Santana. Quando assumiu o mandato como senador, em 2023, Santana foi escolhido para assumir o MEC, precisando se silenciar do cargo. Assim, a 1ª suplente, senadora Augusta Brito (PT) assumiu. Na última terça-feira, 2, ela se licenciou para colocar seu nome à disposição do Partido do Trabalhadores nas eleições municipais deste ano. Dessa forma, Janaína assumiu o posto.
A declaração de Ciro e uma entrevista do político concedida ao portal de notícias A Notícia do Ceará, divulgada nas redes sociais nessa sexta, 5, na qual ele questiona a competência da nova senadora para assumir a função, fizeram com que o PT Ceará reagisse. Assinada pelo presidente estadual da legenda, Antônio Filho, o Conin, a nota afirma que Ciro “não aceita igualdade na política” e “muito menos, a igualdade entre os gêneros”.
“Isso demonstra claramente a dificuldade do sr. Ciro em aceitar mulheres no poder e a sua falta de compromisso com uma sociedade que demanda cada vez mais representação, voz e vez para as mulheres. Isso têm se tornado marca do sr. Ciro e uma das causas da sua crescente rejeição no eleitorado”, diz a nota.
Em outra entrevista, à live do PontoPoder, em junho de 2023, ele dirigiu ataques à senadora, dizendo que os serviços prestados por Janaína ao ministro Camilo em Crateús fariam “corar até frade de pedra”.
A assessoria da senadora informa que ela subscreve a nota assinada pelo presidente do PT Ceará.
Confira a nota do PT na integra:
Repugnantes e inaceitáveis os ataques proferidos pelo senhor Ciro Gomes contra a senadora Janaína Farias (PT), em entrevista a um veículo de comunicação cearense.
Isso demonstra claramente a dificuldade do sr Ciro em aceitar mulheres no poder e a sua falta de compromisso com uma sociedade que demanda cada vez mais representação, voz e vez para as mulheres. Isso têm se tornado marca do sr Ciro e uma das causas da sua crescente rejeição no eleitorado.
O ex-candidato à Presidência, que ficou em quarto lugar, atrás inclusive de uma mulher, Simone Tebet, não aceita a igualdade na política. E muito menos, a igualdade entre os gêneros. Dias atrás, Josias de Souza, colunista da UOL, apontou: “Ciro resume sua participação no debate que deveria ser pelo bem do Ceará, ao ataque a honra das pessoas, a distorção dos fatos, a falta de equilíbrio e prudência que deveriam pautar a boa política.”
A senadora Janaína Farias tem uma trajetória de luta e coerência política. É uma nova voz das mulheres, do Ceará e do sertão nordestino. Merece respeito e aplauso. Já o sr Ciro, enterra cada vez mais a sua história na política.
Matéria relacionada: