A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta quinta-feira, 11, a décima primeira e última entrega de 858 equipamentos e utensílios a 29 unidades sociais produtoras de refeições (cozinhas solidárias) integrantes do lote 9 do programa Ceará Sem Fome, fomentado pelo Governo do Estado.
A assinatura do termo de cessão de uso foi realizada no Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq), presente no bairro Parque Santa Maria, em Fortaleza. A unidade gerenciadora do lote é a Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Floresta (ACFLOR).
Os bairros contemplados nesta última etapa foram: Ancuri, Barroso, Cajazeiras, Conjunto Palmeiras, Jangurussu, Parque Santa Maria e Pedras.
A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins, informou que cerca de R$ 140 mil foram aplicados somente neste lote. Ela destacou ainda que, desde a pandemia, a Alece é uma das assembleias estaduais do País mais atuantes no combate à fome.
“Com o investimento que a Assembleia Legislativa fez na obtenção desses equipamentos, que são de cunho industrial, a gente melhora o atendimento das pessoas que recebem as quentinhas e o fazer do alimento também, que se torna mais rápido, higiênico e apropriado”, considerou.
Entre os 858 produtos entregues hoje para as unidades produtoras estão desde eletrodomésticos, como geladeiras e freezers, até utensílios básicos, como panelas e tábuas de corte. Luiza fez ainda um balanço das 11 entregas, que contemplaram os 121 bairros da capital cearense.
“Ao todo, nós atendemos mais de 280 cozinhas de Fortaleza e somamos mais de 7 mil equipamentos entregues. Então é realmente um investimento de grande envergadura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para a melhora do funcionamento dessas cozinhas”, completou.
Leda Silva, presidente do Idesq, que é uma das organizações beneficiadas com o lote atual, relatou sua alegria e satisfação com a entrega dos novos equipamentos. Segundo ela, a produção das quentinhas será facilitada com o uso de panelas adequadas, frigideiras, liquidificador, facas e com a chegada do freezer.
“No início, não tínhamos quase nada, a gente se arrumava com o que tinha, no improviso. Então esse momento é um marco e vai fazer grande diferença na vida do Idesq e das famílias que a gente atende”, assinalou.
Celebrando a doação, o presidente da ACFLOR, Ednardo Bezerra, disse que, com a chegada dos novos equipamentos, as cozinhas solidárias irão produzir os alimentos de forma mais adequada e antecipada. “Está sendo uma festa para todos nós. As nossas cozinhas estão contagiadas de satisfação por conta do recebimento desses equipamentos, que, com certeza, irão facilitar muito o nosso trabalho”, comemorou.