O Porto Seco que será instalado em Quixeramobim tem o potencial para alavancar o desenvolvimento do município e torná-lo uma das principais potências industriais do Ceará. Essa é a expectativa de quem tem noção da dimensão dessa estrutura e de seu impacto local e regional.
Conforme revelado pelo Repórter Ceará, Quixeramobim já havia aceitado a operação do Porto Seco há cerca de dois anos. No entanto, o assunto só veio à público recentemente através do secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Afrânio Feitosa, após o anúncio da construção de um dos trechos da Transnordestina no território quixeramobinense. Os dois empreendimentos estão diretamente ligados, pois farão com que produtos e commodities sejam transportados do Piauí até o Porto do Pecém, como também seguirão o caminho inverso.
Com Quixeramobim com um Porto Seco, o município será apoio logístico, sendo utilizado para carga e descarga e para destinação rápida de produtos e commodities para seus devidos destinos. Além disso, o investimento privado possui a capacidade de atrair grandes indústrias e outros empreendimentos, que verão em Quixeramobim a oportunidade certa para alcançar novos municípios e diminuir os gastos com combustíveis a medida que estão mais próximos de seus destinos.
É inegável que a cidade vem crescendo bastante, mas com o Porto Seco a expectativa é de que haja um salto no desenvolvimento local e regional, com geração de empregos e renda, graças ao empenho da gestão municipal e das figuras políticas do município e ligadas à ele, que se unem, mesmo em divergências pontuais, sempre que a oportunidade é para Quixeramobim crescer.
Ganha o Quixeramobim. Ganha a região. Ganha, assim, o Estado do Ceará.