Fomentar o acesso ao livro, leitura e à literatura, estimular a formação de leitores e ajuvalorizar a cultura como vetor do desenvolvimento sustentável. Esses são alguns dos objetivos da Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi), realizadas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Em uma ação de descentralização das políticas públicas de cultura, a Flasi vai realizar Festas Literárias nos municípios de Sobral, Icó e Aracati. Cada edição vai contar com a realização de diversas atividades, como produções artísticas e culturais da região, atividades formativas e debates com autores , além de feira literária, recebendo, por três dias, uma programação diversificada composta de atividades que convidem a fruição e leitura.
As Festas Literárias buscam criar uma rede de ações voltadas para o campo do livro, leitura e da literatura, com foco nas produções locais que estão sendo produzidas na atualidade e que se fazem pertinentes para o debate sobre produção da área. “As Festas Literárias no Ceará são uma ação itinerante de promoção e circulação de ações de incentivo à leitura e que fortalecem a cadeia produtiva e econômica do livro. Sabemos que o acesso à cultura e ao conhecimento são elementos centrais para o pleno exercício da cidadania, incluindo a geração de renda. Mas, para além disso, as Festas são também um momento de celebração do livro, da leitura e da literatura”, explica a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Para a orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura, vinculada à Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura da Secult Ceará, Maura Isidório, as Festas Literárias são uma excelente oportunidade para consolidar essas políticas. “As feiras vão contar com uma ampla programação literária, composta por oficinas, palestras, mediação de leitura, encontros, contação de história e as poéticas da literatura oral, ou seja, as poéticas da oralidade, contemplando violeiros, repente, saraus literários e slam. Essas feiras vão promover grandes encontros, fortalecendo as políticas do livro e leitura no nosso estado”, ressalta. Sendo uma ação estratégica que contribui para o desenvolvimento humano e promoção da cidadania, a ampliação do acesso ao livro representa a aquisição e expansão de repertórios culturais da população, possibilitando uma leitura de mundo crítica e expandida nos âmbitos pessoal, social, profissional e político.
Para além das oficinas e seminários, as Festas Literárias também vão oferecer sessão de lançamentos de livros, apresentações artísticas e conversas com autores. Sobral, Icó e Aracati, os municípios que vão receber edições da Festas, são cidades históricas, com conjuntos urbanos e paisagísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunindo importantes remanescentes da arquitetura dos séculos XVII e XVIII.
Curadores
Cada edição das Festas Literárias contará com uma dupla curatorial, composta por um curador fixo, o poeta Talles Azigon, e uma pessoa convidada de cada cidade/região. Em Sobral, a dupla curatorial contará também com o escritor, artista de Teatro e produtor cultural Mailson Furtado.
Vencedor do prêmio Jabuti, em 2018, nas categorias Livro do Ano e Poesia, com sua obra independente “À cidade”, Mailson Furtado é uma potência da literatura cearense. Radicado em Varjota, cidade onde sempre viveu, fundou a CIA teatral Criando Arte, em atividades desde 2006, e realiza atividades de ator, diretor e dramaturgo, além de produtor cultural da Casa de Arte CriAr.
Já o poeta Talles Azigon, que foi um dos curadores da XIV Bienal do Livro do Ceará, é residente no bairro do Curió, periferia de Fortaleza, sendo idealizador da biblioteca comunitária Livro Livre Curió, que transforma e inspira a vida de muitos jovens em sua comunidade. Talles desempenha um papel significativo no cenário cultural do Ceará e será o curador fixo das três edições das Festas.
Atividades, inscrições e espaços
Cada cidade sediará seminários, oficinas, palestras e mediação de leitura, além de encontros e contações de histórias, apresentações artísticas e poéticas da literatura oral, como repente, violeiros e sarau literário.
As Festas vão contar com pavilhões temáticos direcionados a diferentes gêneros literários, como ficção científica, fantasia, romance, mistério, poesia, filosofia, literatura infanto-juvenil etc, com atividades relacionadas ao tema, como palestras, sessões de leitura e apresentações artísticas.
Também haverá espaços de autores locais, de oficinas literárias, de exposições e atividades voltadas para o público infanto – juvenil, além de painel de discussão, cantinho do café e local para apresentações musicais. Para participar das feiras literárias e dos lançamentos de livros, as editoras, autores independentes, livrarias, coletivos podem se inscrever através das oportunidades disponíveis na plataforma Mapa Cultural do Ceará para as cidades de Sobral e de Icó. Para a Festa Literária de Sobral, as inscrições seguem de 15 a 21 de abril e para Icó, de 15 a 26 de abril. Os links podem ser encontrados na bio do Instagram @feiraliterariace .
Festas Literárias do Ceará
As Festas Literárias do Ceará são uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Conta com apoio institucional da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), da Prefeitura de Sobral, da Prefeitura de Icó e da Prefeitura de Aracati. Tem parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A produção é do Instituto Assum Preto.
Serviço
Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi)
Realização de três Festas Literárias nos municípios de Sobral (02 a 04 de maio), Icó (16 a 18 de maio) e Aracati (20 a 22 de junho)
Mais informações: instagram.com/secultceara e instagram.com/feiraliterariace
AGENDA CORRIDA DE SOBRAL
2 de maio
8h às 17h
Encontro da Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (REDE) na Sala de Cinema da Casa da Cultura
Encerramento com apresentação do Grupo Vocal da Escola de Música de Sobral no Jardim da Casa de Cultura às 17h
8h às 11h30
Oficina “Escrita Criativa” com Léo Mackellene
Inscrições para XX pessoas. 4h/a.
8h às 9h
Conversa com a autora Argentina Castro (Pé de Poesia) e Talles Azigon
8h às 9h e 9h às 10h
Contação de Histórias com Taffa
8h às 9h e 9h às 10h
Contação de Histórias com Carmem Rodrigues
8h às 9h30
Conversa sobre Literatura Fantástica: Narrativas que assustam com Vicente Junior e Mailson Furtado
Estas atividades acontecerão em Escolas Públicas Municipais e Estaduais da Região.
14h às 18h
Oficina “Escreve e Borda” com Layze Martins
Inscrições para 15 pessoas. 4h/a.
na Escola de Música
14h às 18h
Oficina “Compartilhando Histórias” com Yane Cordeiro
Inscrição para 15 pessoas. 4 h/a.
na Escola de Música
14h às 15h
Palestra sobre “Tradição e estereótipos na escrita de ficção” com Zé Wellington no auditório da Escola de Música
17h às 23h
Feira Literária com 20 expositores no Espaço Feira – ao redor do Teatro São João
17h30 às 18h30
Lançamentos Literários no Palco Principal
19h às 22h20
Abertura oficial da Festa Literária de Sobral com homenagem a Domingos Olímpio e a obra Luzia-Homem e apresentações de Boi Paz no Mundo e Fulô da Aurora no Espaço Feira
3 de maio
8h às 9h
Contação de Histórias com Flávia Damasceno
8h às 11h30
Oficina “Sonhar através do Lambe” com Saymon Lopes
Inscrições para 15 pessoas. 4h/a.
8h às 11h30
Conversa “Poéticas Contemporâneas” com Izabel Reinaldo e Gabriel Balzan
8h às 11h30
Conversa “Escrita como descobertas de si” com Juvenal Arruda e Mendes Júnior
9h às 10h
Contação de Histórias com Beto Rodrigues
14h às 18h
Oficina “Livro cartonado” com Genilson Oliveira
Inscrições para 15 pessoas. 4h/a.
Estas atividades acontecerão em Escolas Públicas Municipais e Estaduais da Região.
14h às 17h
Seminário Mulheres na Literatura “A nova Literatura Cearense” com Licy Rodrigues e convidadas, na Escola de Música de Sobral
Encerramento com Keylla Rocha no no Solar da Escola de Sobral das 17h às 18h
17h às 23h
Feira Literária com 20 expositores, no Espaço Feira
17h30 às 18h30
Lançamento Literários, no Palco Principal
18h40 às 19h30
Slam da Quentura, no Palco Principal
20h às 22h
Mesa “Homenagem ao Centenário de Alcides Pinto” com Léo Prudêncio e Vicente Júnior, no Palco Principal
Encerramento com Mostra da Escola de Música de Sobral e Apresentações artísticas
4 de maio
12h às 13h
Contação de Histórias com Virgínia Oliveira, no Beco do Cotovelo
12h40 às 13h10
Oralidades com A Poesia é Um Saco, no Beco do Cotovelo
14h às 17h30
Encontro – A importância das feiras literárias para a formação leitora, com Talles Azigon, Fernando Zugno, Mailson Furtado, Suzete Nunes e Maura Isidório, na Sala de Cinema da Casa de Cultura
16h às 17h
Contação de Histórias “A janela da Felicidade” com Alana Emily, no Palco Principal
17h às 17h30
Contação de Histórias “A Cidade com as Palmas da Mão (Poesia e Memória)” com Germana Brito, no Palco Principal
17h às 23h
Feira Literária com 20 expositores, no Espaço Feira
17h30 às 18h30
Lançamentos literários, no Palco Principal
18h às 19h
Oficina “Literatura e Música” com Léo Mackellene, na Escola de Música de Sobral
19h às 21h30
Vozes Ancestrais – Palavras do Futuro com Mestra Ana e as Dramistas de Tianguá, Dramistas de São Vicente da Meruoca Guilherme do Nobre e Repentistas de Sobral, no Palco Principal
Encerramento com apresentações artísticas