Com as definições de pré-candidatos que devem disputar a Prefeitura de Fortaleza, até o momento, não há nenhum nome feminino que esteja na cabeça de chapa, ou seja, como pretensa candidata ao cargo de prefeita. Esse é o cenário que se desenha após 12 anos.
Caso não se confirme nenhuma participação feminina, esta será a quarta vez, desde 1985, que nenhuma mulher disputará a eleição para a Prefeitura da Capital, de acordo com o Diário do Nordeste. Naquele ano, foi realizada a primeira eleição direta para Prefeitura após o golpe civil-militar de 1964, sendo eleita Maria Luiza Fontenele, que governou Fortaleza entre 1986 e 1989.
A ambientalista Cindy Carvalho (Rede) retirou sua pré-candidatura no último sábado, 4, após Psol e Rede formarem uma federação. Ela deve ser vice na chapa encabeçada pelo produtor cultural Técio Nunes (Psol).
No PT, a ex-prefeita Luizianne Lins e a deputada estadual Larissa Gaspar eram pré-candidatas. No entanto, o partido escolheu o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT).
No rol de partidos, ainda restam UP, PSTU e PCB lançarem pré-candidatos.
Até o momento, além de Evandro e Técio, são pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza: José Sarto (PDT), que tentará a reeleição; o deputado federal André Fernandes (PL); o senador Eduardo Girão (Novo); e o ex-deputado federal Capitão Wagner (União).