Home Eleições 2024 Após 12 anos, nenhuma mulher deve disputar Prefeitura de Fortaleza

Após 12 anos, nenhuma mulher deve disputar Prefeitura de Fortaleza

No rol de partidos, ainda restam UP, PSTU e PCB lançarem pré-candidatos

Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Com as definições de pré-candidatos que devem disputar a Prefeitura de Fortaleza, até o momento, não há nenhum nome feminino que esteja na cabeça de chapa, ou seja, como pretensa candidata ao cargo de prefeita. Esse é o cenário que se desenha após 12 anos.

Caso não se confirme nenhuma participação feminina, esta será a quarta vez, desde 1985, que nenhuma mulher disputará a eleição para a Prefeitura da Capital, de acordo com o Diário do Nordeste. Naquele ano, foi realizada a primeira eleição direta para Prefeitura após o golpe civil-militar de 1964, sendo eleita Maria Luiza Fontenele, que governou Fortaleza entre 1986 e 1989.

A ambientalista Cindy Carvalho (Rede) retirou sua pré-candidatura no último sábado, 4, após Psol e Rede formarem uma federação. Ela deve ser vice na chapa encabeçada pelo produtor cultural Técio Nunes (Psol).

No PT, a ex-prefeita Luizianne Lins e a deputada estadual Larissa Gaspar eram pré-candidatas. No entanto, o partido escolheu o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT).

No rol de partidos, ainda restam UP, PSTU e PCB lançarem pré-candidatos.

Até o momento, além de Evandro e Técio, são pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza: José Sarto (PDT), que tentará a reeleição; o deputado federal André Fernandes (PL); o senador Eduardo Girão (Novo); e o ex-deputado federal Capitão Wagner (União).

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here