O Ceará deve registrar chuvas em todas as macrorregiões até a próxima sexta-feira, 17, com mais intensidade na faixa litorânea e no sul do Estado. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o órgão, para esta quarta-feira, 15, são esperadas chuvas isoladas no centro-norte e no extremo sul do Estado no período da tarde. Porém, nas macrorregiões situadas sobre a faixa litorânea as chuvas devem ocorrer na porção interior, afastada da costa. A noite, as precipitações devem atingir o Cariri e o sul da região Jaguaribana.
A previsão para esta quinta-feira, 16, é de tendência de chuvas nos períodos da madrugada e manhã, sobre o litoral, Maciço de Baturité, norte da Jaguaribana e no centro-sul do Estado, incluindo o Sertão Central, Cariri e sul da Jaguaribana. A tarde, todas as macrorregiões devem receber chuvas isoladas.
Já na sexta-feira, as chuvas devem ser persistentes, principalmente sobre a faixa litorânea, ao longo do dia. Nas demais áreas, é esperada chuva durante a madrugada, parte da manhã e noite.
As precipitações devem variar de intensidade, de fraca a moderada.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado, está em torno de 5°N, ou seja, não está influenciando as chuvas no Ceará. Portanto, as chuvas devem-se ao avanço de áreas de instabilidade atmosférica oriundas do oceano Atlântico e leste do Nordeste Brasileiro; e aos efeitos locais, tais como, efeito de brisa, temperatura e disponibilidade de umidade.