Foi inaugurado, nesta sexta-feira, 17, o Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, no Ceará, que reúne cientistas do Instituto Pasteur e da Fiocruz, dois membros da Rede Pasteur, cujo objetivo é acelerar a pesquisa em imunologia e imunoterapia em nível regional, nacional e internacional, com foco tanto em doenças infecciosas quanto não transmissíveis, como câncer, doenças autoimunes, degenerativas e negligenciadas.
A iniciativa conta com o apoio do Governo do Ceará e do Ministério para a Europa e Relações Exteriores da França, por meio da embaixada em Brasília.
Participaram da cerimônia de inauguração o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, o vice-presidente executivo sênior de Assuntos Científicos do Instituto Pasteur, Christophe d’Enfert, e diversas outras autoridades.
O novo Centro está localizado no campus da Fiocruz Ceará, em Eusébio, a 30 minutos de Fortaleza, em um prédio com mais de 2,3 mil metros quadrados. O Centro também se vai se beneficiar da estrutura da unidade regional da Fiocruz, criada em 2008 e que hoje é a âncora tecnológica do Polo Industrial e Tecnológico de Saúde do Ceará (PITS).
O Governo do Ceará assumiu o compromisso oficial de impulsionar investimentos na área de saúde para atrair empresas do setor além do funcionamento de um distrito de inovação da saúde. O governador Elmano de Freitas deu detalhes da parceria.