Ver essa foto no Instagram
O deputado José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara, afirmou que deve haver uma mobilização para impedir que o Senado Federal não vote a Proposta de Emenda à Constituição que trata sobre a venda de faixas de terra da Marinha para a iniciativa privada. O texto, que vem sendo discutido no Brasil nos últimos dias, ficou conhecido como a PEC das Praias.
O parlamentar, em vídeo publicado nessa segunda-feira, 3, nas redes sociais, chamou o projeto que tem como relator o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de “atrocidade”, e pediu empenho e união dos políticos para que não haja encaminhamentos da matéria Senado.
José Guimarães argumentou que o uso das praias é coletivo e “democrático”, e que as faixas de areia em questão são de domínio da União desde a época do Brasil colonial.
“É o fim dos tempos. Precisamos mobilizar o Brasil e solicitar ao presidente do Senado que a PEC não seja votada. Vamos impedir a votação dessa PEC, porque ela não serve ao Brasil. Uma atrocidade patrocinada pelos bolsonaristas”, afirmou o líder do governo.
O texto no Senado foi discutido em uma audiência pública. Ainda está longe de ser analisado por comissões e pelo plenário. Depois da repercussão ruim do debate, o próprio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), indicou que a matéria não está entre as prioridades de votação.