Nesse domingo, 14, o então vice-prefeito de Potengi, Humberto dos Barreiros (PP), assumiu em definitivo a Prefeitura do município. A posse ocorreu após a morte do prefeito Edson Veriato (PT), aos 38 anos, no último sábado, 13, em decorrência de um câncer no estômago.
A cerimônia de posse foi rápida e realizada na Câmara dos Vereadores de Potengi. Horas antes da solenidade, o corpo de Veriato foi levado para a Casa Legislativa, onde foi realizado o velório. Em seguida, aconteceu um cortejo pela cidade.
Em seu discurso de posse, Humberto pediu “união, apoio e confiança” da população. “Neste momento de luto, informo três coisas que posso garantir nesta nova jornada que me foi delegada: compromisso, fidelidade e atenção pelos mais necessitados”, destacou.
Veriato e Humberto haviam rompido politicamente desde 2020. Para 2024, Veriato já havia desistido de tentar um segundo mandato e resolveu apoiar o advogado Luã Almino (PT). Humberto, por sua vez, definiu que comporia chapa encabeçada pelo empresário Salviano Alencar (PDT) na disputa pela Prefeitura.
Histórico de Edson Veriato
Veriato foi o primeiro prefeito pelo PSOL no Ceará, com quase 59% dos votos, no último pleito municipal. À época, ele ficou conhecido por não ter paletó para a cerimônia de posse.
Edson trocou de sigla e se filiou ao Partido dos Trabalhadores, em janeiro de 2022, um ano após iniciar o mandato. Antes agricultor, radialista e ativista comunitário, atualmente Edson era estudante de Direito.
Em maio, quando completou 38 anos, ele relembrou sua condição de saúde: “Enfrento uma batalha pessoal contra o câncer de estômago. Essa doença trouxe novas dificuldades, mas também reafirmou meu compromisso com a vida e com aqueles que amo. Cada dia é uma nova oportunidade de lutar, não apenas por mim, mas por minha família e por Potengi”.
Edson deixa a esposa, Claudiana Veriato, e as filhas Sophia e Maria Elis.
Detalhe: Na foto, Edson Veriato à esquerda e Humberto dos Barreiros à direita.