Home Breno Ribeiro Música, cultura e resistência: MadaRock e a cena musical do sertão cearense

Música, cultura e resistência: MadaRock e a cena musical do sertão cearense

Música, cultura e resistência. Três palavras que definem hoje o MadaRock Festival

Foto: Divulgação/MadaRock

Surgido em meados de 2014, o festival Madarock trouxe ao coração do sertão cearense algo no mínimo inusitado e inesperado, uma proposta de misturar músicas ditas pesadas com manifestações diversas da cultura nordestina. Um conjunto que poderia resultar em muito, inclusive nada.

Apostando em criar uma cena diferente e quebrar o estigma de “loucura” atribuída ao que seria o rock em uma cidade pequena como Madalena/CE, o professor Adauto Barros, idealizador do evento, buscou, junto de amigos, tirar a ideia do papel e levar para ação.

Com bandas de garagem, artistas locais e professores mobilizados em um clube de pequeno porte, cobrando um valor simbólico para tocar covers clássicos do rock nacional que muito refletiam dureza do momento político da época, o que cativou a juventude dando inicio a fase experimental.

Na medida em que os anos passaram, aquele simples evento se tornou um festejo tradicional do segundo semestre do ano, que recebeu a cada edição artistas, inclusive, de renome estadual e nacional, dentre os tais: Felipe Cazaux, Daniel Groove e o ator e compositor Rodger Rogério, acompanhado do saudoso guitarrista Cristiano Pinho.

Isto tudo somado a uma semana recheada de oficinas de música, misturado com reisados e até mesmo forró pé de serra com mestres da cultura do município, transformando o cenário que outrora era de preconceito, no maior festival de música do sertão, agora, gratuito e em praça pública.

Fazendo parte das festividades dos 38 anos de emancipação política de Madalena, o Madarock Festival vai para sua 10° edição, com uma semana de programações com oficinas de música e rotas turísticas, fechando com o mega evento no dia 03 de agosto na Praça Salvino de Pinho, no centro de Madalena, tendo em seu palco artistas de renome estadual, como Shirley Cordeiro, cantando grandes clássicos do rock em uma performance única; a banda Canceriano sem lar que fará um tributo a Raul Seixas; banda CODA que irá homenagear Renato Russo; e Anselmo SÓS que tocará grandes sucessos da música. Além disso, também haverá a exibição de carros antigos para completar esta grande experiência.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here