A SerTão TV lançou, nesta sexta-feira, 23, o Puxa o Fole II, a segunda edição do curta-metragem que conta a história de sanfoneiros de Quixeramobim, no Sertão Central. A iniciativa é fruto da Lei Paulo Gustavo, através de edital publicado pela Secretaria Municipal de Quixeramobim. O evento aconteceu no auditório da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Coronel Humberto Bezerra. Na ocasião, a Fundação Canudos, integrante do Sistema Maior de Comunicação, fez a doação de mais de 1,5 mil livros que passarão a compor o acervo da biblioteca da escola.
Puxa o Fole II foi criado e produzido pelo Núcleo de Documentários da SerTão TV. A produção explora a vida de Luis Paulo do Acordeon, um artista quixeramobinense bastante conhecido no município..
Durante seu discurso no evento, o diretor-presidente do Sistema Maior de Comunicação, Sérgio Machado, falou sobre o curta-metragem: “É uma produção que marca o esforço e a dedicação de uma equipe e uma emissora que querem transmitir o sertão para o mundo. Essa é a essência do nosso projeto e é isso que busca a SerTão TV”.
O momento reuniu, além de Luis Paulo, seus familiares e amigos, representantes de instituições e da sociedade civil, integrantes do SMC, e alunos e membros do núcleo gestor da escola.
Na ocasião, a Fundação Canudos fez a doação de mais de 1,5 mil livros do antropólogo Celso Machado. As obras – sobre literatura, história e geografia do Ceará e do Nordeste, filosofia, ciências humanas, sociologia e outros temas – comporão o acervo da biblioteca da Escola Humberto Bezerra, dobrando a quantidade de livros disponíveis para os estudantes da instituição.
“A SerTão TV e a Fundação Canudos fazem parte do Sistema Maior de Comunicação, um dos maiores grupos de comunicação do Interior do Ceará. Um grupo que sempre valorizou artistas da terra e do sertão, que sempre prezou por ouvir a voz do povo e faz ecoar as vozes de muitas pessoas para longe”, ressaltou Sérgio.