Home Homenagem Senador Pompeu completa 128 anos de emancipação política

Senador Pompeu completa 128 anos de emancipação política

O nome da cidade homenageia o Senador da República, Tomás Pompeu de Sousa Brasil, como foi feito com diversas vilas do País, que viraram cidades

Foto: Divulgação/APRECE

O município de Senador Pompeu, no Sertão Central, completa, nesta terça-feira, 3 de setembro, 128 anos de emancipação política. O nome da cidade homenageia o Senador da República, Tomás Pompeu de Sousa Brasil, como foi feito com diversas vilas do País, que viraram cidades. A antiga Humaitá tem então o nome indígena substituído pelo nome do político.

A cidade abriga um dos mais importantes complexos do Ceará e até do Brasil: o sítio arquitetônico do Campo de Concentração do Patu. Todo o local abriga a triste história da época dos retirantes, no período de estiagem no Estado, em 1932, quando as pessoas saíam do Interior, onde havia fome e escassez hídrica, e se dirigiam para Fortaleza. No caminho, cidades como Quixeramobim e Senador Pompeu tinham campos de concentração para que essas pessoas não conseguissem chegar até a capital cearense.

“Hoje celebramos nossa história, nossa cultura e, principalmente, o povo batalhador que constrói cada capítulo dessa trajetória”, destacou em nota, o prefeito da cidade, Maurício Pinheiro.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here