Home Geral Complexa relação entre mérito e igualdade ganha destaque na Bienal de São...

Complexa relação entre mérito e igualdade ganha destaque na Bienal de São Paulo

Livro analisa conceitos para a construção de uma sociedade equilibrada e eficiente

Foto: Divulgação

Em um mundo onde debates sobre meritocracia e igualdade são cada vez mais intensos, o livro “Por que a meritocracia é justa e a igualdade injusta?” oferece uma perspectiva provocativa sobre o tema.

De autoria do professor de finanças e executivo do mercado financeiro Haroldo Monteiro, a obra será lançada na próxima sexta-feira, 6, na 27ª Bienal Internacional de São Paulo, que ocorrerá no Distrito Anhembi, até o dia 15 de setembro.

“A Bienal de São Paulo é a mais importante e maior feira de livros no Brasil, então, estar presente nesse evento mostra para o leitor a importância e a relevância do tema para a sociedade”, diz Haroldo.

O autor explora o conceito meritocrático, caracterizado, de forma resumida, como o crescimento que ocorre através de muito esforço, resiliência e garra, sem considerar a base de sua família, o poder econômico, ou, ainda, sua origem social. Porém, para ele, essa visão é muito simplista, e um novo olhar se faz necessário.

“A meritocracia é um conceito relativo e o mais democrático. Precisamos conhecer e utilizar a nosso favor ao invés de apenas criticar. Existem diversos tipos de desigualdades que chegam a ser antagônicas, portanto, esse é um assunto complexo e multifacetado. Há argumentos válidos de ambos os lados”, explica Monteiro.

A proposta do livro visa discutir como pessoas de diferentes níveis sociais, de inteligência, e de renda podem obter sucesso, ainda que não estejam no mesmo patamar.

“O grande diferencial é como são encarados os fatos do dia a dia, sejam eles acontecimentos positivos ou negativos. Aí está a chave para alcançar o sucesso, portanto, o tema é para todos que buscam desenvolver sua mente e se tornar mais forte para novos desafios”, relata o autor.

Haroldo Monteiro aponta ainda que existem pesquisas tanto no Brasil como nos Estados Unidos, desmistificando a ideia de que pessoas menos favorecidas rejeitam a meritocracia. Ao contrário, acreditam na força do mérito e esforço pessoal para alcançarem seus objetivos.

“O livro é uma oportunidade para compreender as complexidades e os impactos de diferentes sistemas de recompensa e igualdade, convidando os leitores a repensar suas crenças sobre o que é realmente justo e como podemos construir uma sociedade mais equitativa e produtiva, favorecendo quem deseja desenvolver a carreira ou vida pessoal”, conclui.

Sobre Haroldo Monteiro

Doutor em Administração pela Rennes School of Business-França, Mestre pela Ohio University – EUA. Exerce há mais de 30 anos cargos executivo de finanças em grandes empresas, atualmente exerce o cargo de CFO na Planning & Management Consultoria. Professor de Finanças em cursos de MBA. Autor dos livros: “Newgotiation 4.10 – Aumente seus Lucros com Conflitos Positivos” e “Por que a Meritocracia é Justa e igualdade Injusta – Como utilizar os Conceitos Meritocráticos e Obter Sucesso num Mundo Desigual”.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here