Home Eleições 2024 Crispiano destaca planos para escolas em tempo integral de Madalena, cita Sônia...

Crispiano destaca planos para escolas em tempo integral de Madalena, cita Sônia como liderança e afirma que quer vice presente

O candidato destacou propostas para a Agricultura, Saúde e Educação de Madalena, além de ressaltar que quer que seu vice seja presente no governo: "Quando eu estiver em um setor, quero que ele esteja no outro"

Foto: Joaquim Freitas/SerTão TV

O candidato a prefeito de Madalena pelo MDB, Professor Crispiano, foi o entrevistado desta segunda-feira, 9, na série de entrevistas que o Sistema Maior de Comunicação realiza com candidatos à Prefeituras do Sertão Central.

No início da sabatina, ao ser indagado sobre o motivo de querer ser prefeito de Madalena, o candidato destacou os dois mandatos da atual prefeita Sônia Costa (MDB): “Nesses oito anos nós vimos um crescimento contínuo de Madalena. E nossa preocupação é que o município continue crescendo. Então, diante dos candidatos que surgiram inicialmente, a gente foi discutindo a possibilidade de colocar uma pessoa política, mas também técnica de continuar esse desenvolvimento […] Um trabalho de continuidade e de crescimento”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Madalena teve um acréscimo de 368 habitantes de 2022 para 2024. Questionado sobre o crescimento da cidade, em relação à Infraestrutura, para que não seja desordenado, Crispiano respondeu que “dentro da cidade há avenidas organizadas e há um cuidado para que não se criem casas de forma aleatória, para que em um futuro não haja preocupação de onde construir ruas”. Segundo ele, a principal preocupação do município hoje é para melhorar a locomoção de pessoas do “interior para a cidade e do interior para o interior”.

O candidato ainda foi questionado acerca de como o município pode atuar para diminuir a incidência de acidentes no trecho da BR-020 que passa por Madalena: “Temos que reforçar junto ao DNIT para voltar pontos de sensores, para que os motoristas possam baixar a velocidade dos carros e reduzir a quantidade de acidentes. Não são tantos acidentes, mas quando acontecem são fatais e gravíssimos”.

“Enquanto município, o que nós podemos fazer é nos organizarmos e direcionar o pedido para o órgão responsável.”

Na Educação, uma das propostas de Crispiano é construir e adaptar escolas para funcionamento em tempo integral. De acordo com o candidato, seu objetivo é “até 2026 colocarmos todas as crianças em tempo integral”.

“Nós temos necessidade de ampliação de algumas escolas. Já há regiões com condições de atender em tempo integral. Então, 9º ano, 8º ano e a creche já foram condições criadas, e de acordo com o que a gente for criando oportunidades e espaços, a gente vai colocando, vendo a importância de ter a criança o dia todo na escola”, destacou.

Em relação à novas empresas, o candidato foi questionado sobre como o município pretende atrair novos empreendimentos. Segundo ele, os atrativos são mão de obra, renúncia fiscal para o empresário e estabilidade de clima: “É um espaço muito favorável para a instalação de empresas. E nós vamos conversar com cada empresário que tem interesse em vir para o Nordeste. E Madalena é um local central, no coração do Ceará. Passa uma BR próxima e já já tem o Porto Seco em Quixeramobim”.

O município é rota do turismo religioso, que segue até Canindé. Indagado sobre como fazer com que o município faça parte desse turismo, o candidato respondeu: “Primeiro, divulgar nossas ações. Nós temos uma bela igreja, mas pouco divulgada. Quem conhece é quem passa lá e vê. É uma das maiores do Estado”.

Uma das propostas de Crispiano para a Agricultura é incentivar a instalação de agroindústrias para agregar valor aos produtos agrícolas e gerar empregos no processamento de alimentos. Segundo ele, o intuito é fazer com que Madalena dê “um salto muito grande em produção”.

“Se você trabalhar de forma individual com cada produtor, é muito difícil. Mas se você trabalhar de forma coletiva, incentivando o cooperativismo e a cada um produzir com assistência técnica e de qualidade, o nosso município certamente dará um salto muito grande em produção. Madalena hoje produz 16 mil litros de leite por dia. Se aumentar uma vaca, nós conseguimos passar para 48 mil litros, investindo em armazenamento de silagem”, explicou.

Na Saúde, o postulante defendeu a implantação da telemedicina: “A telemedicina vem para facilitar pelo menos o primeiro encontro, a primeira consulta”. Ele ainda respondeu acerca da Casa de Apoio para pacientes e acompanhantes em Fortaleza que sejam de Madalena. Segundo ele, o intuito é aperfeiçoar o equipamento da capital e criar um no próprio município.

Crispiano ainda foi questionado sobre a participação de Sônia em um eventual governo, já que o emedebista é o nome apoiado pela prefeita: “A participação dela no nosso governo será aquela de ajudar, de contribuir, de ser uma liderança”.

“A Sônia é um grande apoio que nós temos. Ela acredita que nós temos condições de dar continuidade, ampliando em tudo que deu certo e inovando o serviço”.

Sobre seu vice, o candidato esclareceu que, se eleito, quer que José Nunes (PT) esteja com ele em todas as ações. “Não quero um vice que venha apenas para me substituir em uma viagem, em uma ausência em uma doença. Quero um vice que esteja todos os dias comigo na Prefeitura, que quando eu estiver em um setor, ele esteja no outro”.

“Eu sempre digo que o serviço para dar certo tem que ser bem planejado e muito bem acompanhado. Eu acho que as pessoas que tem que acompanhar os serviços são, primeiramente, prefeito e vice. Depois os secretários e os vereadores”, enfatizou Crispiano.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here