A Brisanet foi contemplada com o Selo IEP de Sustentabilidade durante a 17ª Edição do Fórum IEP de Sustentabilidade, realizado pelo Instituto de Educação Portal (IEP), no Shopping RioMar Fortaleza, no dia 12. A telecom foi reconhecida por contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atua, com destaque para a geração do primeiro emprego a partir do programa Jovem Aprendiz, que impacta, atualmente, a vida de 400 jovens e suas famílias, promovendo trabalho decente, educação de qualidade e inovação.
Há mais de 25 anos no mercado, a Brisanet tem sede em Pereiro, município do semiárido cearense. Atua como provedora de internet banda larga, operadora móvel (4G/5G), streaming de música, tv por assinatura e telefonia fixa, levando conectividade e inclusão social para cidades pequenas do interior nordestino, incluindo áreas remotas onde as grandes operadoras não costumam atuar. A empresa possui mais de 9 mil colaboradores, que recebem oportunidades de crescimento dentro da companhia a partir de cursos corporativos e promoções.
Além do Jovem Aprendiz, a Brisanet implementa uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade do entorno, como o projeto Brisa Capacita, com minicursos gratuitos à comunidade focados no crescimento pessoal, profissional e acadêmico. Em 2023, a iniciativa capacitou 1.157 pessoas nos municípios de Pereiro (CE) e São Miguel (RN). Outro destaque é a Mostra de Profissões nas Escolas, com a presença de funcionários da companhia nas instituições de ensino para inspirar os estudantes e oferecer uma visão ampla sobre diferentes trajetórias profissionais.
Para Luciana Ferreira, diretora de Relações com Investidores da Brisanet, a premiação demonstra a importância social e econômica da Brisanet no contexto local. Para além da missão de conectar pessoas promovendo inclusão digital e social, a Brisanet desenvolve ações que fazem todo o entorno crescer e se desenvolver. “Na condição de maior telecom da região Nordeste, a empresa está consciente e comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, reforça a diretora.