Nesse sábado, 14, o candidato a vereador de Céu Azul (PR), Marcos Geleia Patriota (Novo), foi preso em Cascavel por agentes da Polícia Federal. A prisão foi realizada em cumprimento a uma ordem de detenção emitida em novembro de 2023 pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Patriota é investigado por sua participação em uma associação criminosa ligada aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Naquela data, manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, em uma tentativa de desestabilizar o governo democraticamente eleito. Segundo as investigações, Marcos Geleia Patriota teria dado suporte a essas ações antidemocráticas.
A prisão de Patriota faz parte de um esforço contínuo das autoridades para identificar e responsabilizar os envolvidos nos atos de violência. O processo investigativo permanece em andamento, e novas etapas devem ser realizadas para esclarecer completamente o nível de envolvimento do candidato e outros membros da organização criminosa.