O prefeito de Quixeramobim e candidato à reeleição, Cirilo Pimenta (PSB), é o primeiro nome do município entrevistado, nesta terça-feira, 7, na série de sabatinas do Sistema Maior de Comunicação com os postulantes à prefeito do Sertão Central.
Ao ser questionado sobre o motivo de querer ser prefeito de Quixeramobim mais uma vez, o candidato relembrou sua trajetória política, iniciando como vereador em Quixeramobim, passando, posteriormente para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e continuando como prefeito da cidade.
Na ocasião, Cirilo foi indagado, na área da Saúde, sobre como pretende recuperar a estrutura física da policlínica municipal e ampliar a oferta de exames laboratoriais e de imagem nas Unidades Básicas de Saúde: “Uma boa parte será com recursos próprios. A saúde de Quixeramobim cresceu muito na sua estrutura ao longo dos nossos mandatos, tanto meu como do Edmilson [Júnior, atual vice].”
Em relação à Infraestrutura, o candidato foi questionado sobre sua proposta de construir um novo cemitério público. Segundo ele, ainda não há um terreno para a construção do espaço, pois é algo que “requer uma atenção muito grande na questão ambiental”.
“Primeiro, não pode ser próximo do rio como é o nosso atual cemitério. Estamos tendo um certo cuidado de poder escolher um local que tenha um distanciamento não só do rio Quixeramobim, mas dos riachos que alimentam a bacia hidráulica do município.”
Sobre a Transnordestina, Cirilo informou que o porto seco ficará entre os municípios de Quixeramobim e Senador Pompeu. Segundo ele, já foi adquirida uma área de 350 hectares que serão doados para a empresa que erguerá a estrutura.
Outra proposta na Infraestrutura é a pavimentação asfáltica da sede dos distritos até a sede urbana do município. Conforme o candidato, “está acertado”.
“Nós precisamos melhorar as condições. Quixeramobim é o município que tem mais gente morando no campo por causa da produção de leite. Nós precisamos fortalecer a bacia leiteira, principalmente dando condições de bom tráfego. Nós já temos asfalto para o Uruquê e São Miguel. Para o Algodões faltam 7km, que vão estar completados agora, que vamos levar da Canafístula até os Algodões. Vamos fazer para Paus Brancos, Lacerda e Belém.”
Na Assistência Social, Cirilo comentou sobre a proposta de implantar um Restaurante Popular no município. De acordo com ele, o intuito da medida é oferecer alimentação com “preço razoável, para que as pessoas que trabalham no comércio, e tem o intervalo de 1 hora para almoçar e voltar [para o trabalho], possam almoçar no restaurante popular, de preço acessível e barato, diminuindo suas despesas e aumentando sua capacidade de compra para outros produtos”. A iniciativa seria implementada com recursos do município, em parceria com o Governo do Ceará.
Sobre questões políticas, Cirilo foi questionado acerca da participação da Família Coelho em um eventual governo, caso seja reeleito.
“Todos vão ajudar a governar. Eles têm a representação política deles que vai fortalecer muito.”