A partir de segunda-feira, 30, o Google aceitará apenas anúncios de empresas de apostas virtuais (bets) que estejam devidamente registradas no Ministério da Fazenda. A atualização nas políticas de publicidade para jogos de azar no Brasil foi anunciada nessa sexta-feira, 27, em conformidade com a portaria do Ministério da Fazenda, que entrará em vigor em 1º de outubro. A medida visa suspender as operações de bets que não solicitaram a autorização necessária para funcionar no país. Com informações da Agência Brasil.
Com essa mudança, empresas que requisitaram a licença até o final de setembro, mas ainda não operavam no Brasil, precisarão aguardar até janeiro de 2024 para iniciar suas atividades, desde que o ministério libere suas operações. A suspensão temporária das bets que não regularizaram sua situação tem como objetivo, segundo o Ministério da Fazenda, separar as companhias sérias das que atuam de maneira irregular, especialmente após recentes investigações policiais.
O setor de apostas ganhou ainda mais atenção nos últimos dias com a divulgação de um relatório do Banco Central, que apontou que beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em apostas durante o mês de agosto, valor que representa 21,25% dos R$ 14,12 bilhões pagos pelo governo no programa social no mesmo período.
Em resposta à crescente preocupação com o impacto das apostas no país, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nessa sexta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ações de todos os ministérios envolvidos na regulamentação das apostas eletrônicas. A proposta do governo, segundo Haddad, busca combater a lavagem de dinheiro e mitigar os riscos de endividamento familiar associados ao aumento das apostas.