Nesta segunda-feira, 30, morreu o bispo emérito de Quixadá, no Sertão Central, Dom Adélio Tomasin, aos 94 anos. A informação foi confirmada pela Diocese do município, através de nota.
Diversas autoridades e instituições já lamentaram o falecimento do sacerdote, entre elas, o governador Elmano de Freitas (PT); o bispo diocesano de Quixadá, Dom Aurélio; o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira (PSD), entre outros. Confira:
“Recebi com profundo pesar a notícia da morte do bispo emérito da Diocese de Quixadá, Dom Adélio Tomasin. Ele administrou a Diocese por quase duas décadas, entre 1988 e 2007. Dom Adélio deixa um legado de amor, fé e grandes realizações. Com certeza será lembrado com muita gratidão pelo povo do nosso Sertão Central. Que Deus conforte o coração de todos!”
Elmano de Freitas, governador do Ceará“Que a memória de Dom Adélio continue a nos inspirar em nossa caminhada de fé e serviço, seguindo os passos de Cristo, a quem ele serviu com tanta dedicação.”
Dom Aurélio, bispo da Diocese de Quixadá“Descanse em paz Dom Adelio, sua missão aqui neste plano se cumpriu, seu legado de amor será eterno e você descansará na eternidade. Que Deus lhe acolha no céu com toda festa que você merece ter, por tudo que você representou aqui na terra, enquanto nós teremos que aprender a lidar com a saudade que você deixará em nossas vidas.”
Ricardo Silveira, prefeito de Quixadá“Dom Adélio nos ensinou durante muitos anos como viver em Deus e mais recente nos deu sua última formação, como morrer em Deus. Em meio a dor da perda de um verdadeiro pai aqui na terra, nossa imensa gratidão a Deus, por tão grande privilégio que a Sua Divina Providência no concedeu, e a certeza de que ganhamos mais um afetuoso intercessor no Céu.”
Comunidade Mariana Boa Semente“A Diocese de Quixadá se une em oração pela alma de Dom Adélio, confiando-lhe à infinita misericórdia de Deus, e se solidariza com seus familiares, sacerdotes, religiosos e fiéis, que compartilham dessa grande perda. Rogamos a Deus que o acolha em Sua glória e o faça participar da felicidade eterna no Reino dos Céus.”
Diocese de Quixadá“A Arquidiocese de Fortaleza se une em oração à Diocese de Quixadá e a todos os fiéis que foram alcançados pelo ministério pastoral de Dom Adélio. Renovamos nossa fé na ressurreição de Cristo, a quem Dom Adélio serviu por toda a sua vida como um pobre servo, sempre dedicado à missão de propagar o Evangelho e cuidar do povo de Deus.”
Arquidiocese de Fortaleza“Neste momento de dor e saudade, rogamos a Deus e a Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão que confortem os corações de todos que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com Dom Adélio. Sua presença será eternamente lembrada por seus ensinamentos e pela forma com que tocou a vida de muitos.”
Nota conjunta publicada pelo Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José, Colégio Diocesano Waldemar Alcântara (CDVA) e Unicatólica“Dom Adélio nos deixou na manhã de hoje, 30 de setembro, com toda sua serenidade e plenitude, passando para a vida eterna. Com sua partida, a Igreja perde um grande servo e a cidade de Quixadá o seu maior benfeitor, que dedicou a sua vida para o serviço de Deus e o cuidado incansável com o seu povo.”
FADAT
Antes de falecer, Dom Adélio foi internado diversas vezes no Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José, em Quixadá, para tratar problemas de saúde.
De acordo com a Diocese, o falecimento ocorreu às 6h de hoje, “com serenidade e confiança”. A causa da morte, no entanto, não foi divulgada.
Dom Adélio Giuseppe Tomasin, italiano, é uma das figura mais conhecidas e importantes para o desenvolvimento do Sertão Central. Ele administrou a Diocese de Quixadá de 1988, quando foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II, a 2007, quando teve sua carta de renúncia aceita pelo papa Bento XVI.