Nesta segunda-feira, 30, o Governo do Ceará iniciou o cadastro de entregadores de aplicativos e mototaxistas no Programa Moto Segura CE. Com a iniciativa, o Estado garante a instalação de equipamento para o rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas por meio da comunicação instantânea com as Forças de Segurança. Nesse primeiro momento estão sendo contemplados trabalhadores de Fortaleza e Região Metropolitana.
O cadastro no Moto Segura será realizado somente por meio do aplicativo Meu Detran. A instalação do rastreador será feita por agendamento, na Arena Castelão, após concluído o cadastro. O agendamento para instalação, que teve início nesta segunda em Fortaleza, será aberto para toda a Região Metropolitana a partir de terça-feira, 1° de outubro.
Critérios para este primeiro momento
- Ser motociclista de aplicativo e/ou mototáxi;
- Ser residente no Ceará;
- Ter biometria realizada no estado do Ceará;
- Ter habilitação válida com categoria A;
- Ser proprietário da moto que será instalado o equipamento;
- Moto deve ser emplacada no estado do Ceará;
- Não ter restrições na habilitação;
- Não ter mais de 40 pontos na Carteira Nacional de Habilitação;
- Veículo sem débitos ou restrições;
- Realizar cadastro no aplicativo Meu Detran;
- Aceitar as regras do programa;
- Comprar o chip de dados específico para inserir no rastreador instalado pelo Governo e garantir as recargas periódicas;
- Manter as condições de adesão enquanto estiver sendo beneficiado com o sistema de monitoramento;
- Realizar agendamento e comparecer para instalação gratuita do equipamento;
- Realizar a desinstalação do rastreador quando receber notificação ou for transferir.
Como realizar o cadastro no aplicativo Meu Detran
- Baixar o app Meu Detran;
- Cadastrar-se informando CPF, e-mail e criar senha;
- Acessar o ícone do Programa Moto Segura Ceará;
- Cadastrar identificação facial + informações da CNH e do veículo;
- Em seguida, agendar a instalação.
Comunicação às Forças de Segurança
Em caso de furto ou roubo de uma motocicleta contemplada pelo Moto Segura, o proprietário deve ligar para a Ciops da SSPDS, pelo número 190.
Durante a ligação, a vítima deve indicar ao teleatendente o número do seu CPF e a senha feita no momento do cadastramento no Moto Segura CE.
A partir desse registro, a moto passa a ser rastreada por meio do Sistema Agilis. O Agilis consiste em um sistema capaz de integrar vários bancos de dados, funcionando integrado às câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops.
A ferramenta, lançada em maio de 2021, é uma forte e ágil aliada na identificação de veículos automotores furtados, roubados ou utilizados em práticas criminosas.
Com o rastreamento acontecendo, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizarão a abordagem da motocicleta e prenderão o suspeito que estiver com o bem.